Aspectos culturológicos dos jogos como arte no ensino de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.1.16943

Palavras-chave:

Cultura tradicional, Técnicas de jogo, Espaço etnocultural, Educação policulturalEducação policultural, Arte

Resumo

Ao estudar uma cultura estrangeira, nós a comparamos com a cultura nativa. No nosso caso, trazemos como exemplo a França, a Rússia e a Yakutia (região da Federação Russa). Este artigo tem como foco a descrição de aspectos culturais e a importância dos jogos no processo educacional de ensino de língua estrangeira entre professores de bacharelado e alunos de instituições de ensino não linguístico. Essa abordagem enriquece o processo educacional com conhecimento cultural e os prepara para a comunicação intercultural. O artigo visa determinar a eficácia do uso de uma forma não tradicional de ensino de uma língua estrangeira – um jogo que mais contribui para aumentar a motivação dos alunos. O artigo determina e elenca as principais tendências do processo educacional sobre este tema, os métodos de implementação dos aspectos culturais como forma de criatividade no ensino de uma língua estrangeira no processo de sua formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agafya Dmitrievna Efimova, North-Eastern Federal University (NEFU), Yakutsk – Russia

Associate professor.

Valentina Ivanovna Ivanova, North-Eastern Federal University (NEFU), Yakutsk – Russia

Associate professor.

Referências

BUROVKINA, L. A. Kul'turnoye naslediye kak faktor dukhovnogo razvitiya lichnosti v sisteme khudozhestvennogo obrazovaniya [Cultural heritage as a factor in the spiritual development of the individual in the art education system]. Iskusstvo i Obrazovaniye: Metodologiya, Teoriya, Praktika [Art and Education: Methodology, Theory, Practice], v. 2, n. 1–2, p. 152-156, 2019. Available in: https://elibrary.ru/item.asp?id=41802543. Access in: 15 June 2021.

EFIMOVA, A. D.; IVANOVA, V. I. Formirovaniye lingvokul'turologicheskoy kompetentsii bakalavrov pri uchastii v olimpiadakh [Formation of linguistic and cultural competence of bachelors in participating in competitions]. Sovremennoye Pedagogicheskoye Obrazovaniye [Modern Pedagogical Education], n. 12, p. 116-119, 2020. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/formirovanie-lingvostranovedcheskoy-kompetentsii-bakalavrov-v-protsesse-uchastiya-v-konkursah/viewer. Access in: 18 May 2021.

EFIMOVA, A. D.; IVANOVA, V. I. Yakutskaya mifologiya v kontekste izucheniya frantsuzskogo yazyka na zanyatiyakh so studentami. [Yakut mythology in the context of studying the French language in the classroom with students]. Mir Nauki, Kul'tury i Obrazovaniya [The World of Science, Culture and Education], v. 2, n. 81, p.12-14, 2020. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/yakutskaya-mifologiya-v-kontekste-izucheniya-frantsuzskogo-yazyka-v-studencheskoy-auditorii/viewer. Access in: 14 June 2021.

ELKONIN, D. B. Psikhologiya igry [Psychology of the game]. Moscow: Pedagogy, 1978.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. Moscow: Progress-Traditsiya, 1992.

MAKARENKO, A. S. Pedagogicheskiye ocherki [Pedagogical Essays]. Moscow: Pedagogy, 1984.

RUSSIAN FEDERATION. Federal law of the Russian Federation december 29, 2012 n. 273-fz. Moscow, RU: Ministry of Education and Science, 2012.

SHMAKOV, S. A. Igry uchashchikhsya-fenomen kul'tury [Games of students – the phenomenon of culture]. Moscow: New School, 2004.

SOKOLNIKOVA, N. M. Iskusstvo i metodika yego prepodavaniya v nachal'noy shkole. t. 4. [Visual arts and teaching methods in primary school. 4. ed.]. Moscow: Academia, 2008.

TIMOFEEVA, V. Mifologicheskiye i fol'klornyye motivy v proizvedeniyakh Vasiliya Parnikova i Nikolaya Kurilova [Mythological and folklore motives in the works of Vasily Parnikov and Nikolai Kurilov]. Ilin-Yakutsk.Narod.Ru, 2001. Available in: http://ilin-yakutsk.narod.ru/2001-1/64.htm. Access in: 17 Mar. 2021.

USHINSKY, K. D. Pedagogika: Izbrannye raboty. 5 izd. [Pedagogy: Selected works. 5. ed.]. Moscow: Urait, 2019.

VOLKOV, G. N. Etnopedagogika [Ethnopedagogy]. Moscow: Academia, 1999.

VYGOTSKY, L. S. Igra i yeye rol' v psikhicheskom razvitii rebenka [Play and its role in the mental development of the child]. Voprosy Psychologii, n. 6, p. 62-68, 1966. Available in: https://alldef.ru/ru/articles/almanac-28/the-game-and-its-role-in-the-mental-development-of-the-child. Access in: 3 Mar. 2021.

YAKOVLEVA, N. A.; CHAGOVEC, T. P. Analiz i interpretatsiya proizvedeniya iskusstva: Khudozhestvennoye sovmestnoye tvorchestvo [Analysis and interpretation of a work of art: Artistic co-creation]. Moscow: Vysshaya shkola, 2005.

ZINCHENKO, V. A. Vozmozhna li poeticheskaya antropologiya [Is poetic anthropology possible?]. Moscow: Russian Open University, 1994.

Publicado

30/03/2022

Como Citar

EFIMOVA, A. D. .; IVANOVA, V. I. . Aspectos culturológicos dos jogos como arte no ensino de língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.1, p. e022030, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.1.16943. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16943. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos