Inglês como meio de instrução para e-portfólio de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9i00.17053

Palavras-chave:

Educação baseada na competência, Educação em engenharia, Competências transversais, Inglês como Meio de Ensino (EMI), Portfólio de engenharia eletrônica

Resumo

Este documento analisa a importância do desenvolvimento de habilidades e preparação para a Indústria 4.0 no ensino técnico superior, onde as abordagens de aprendizagem sustentável começam a ganhar relevância. O objetivo principal do estudo é projetar e implementar curricularmente uma ferramenta pedagógica para a preparação profissional dos futuros engenheiros. Uma sequência de tarefas aplicadas relacionadas ao tema de Mecânica dos Materiais e suportadas pelo uso do inglês como meio de instrução (EMI) permitiu o ensino de disciplinas técnicas através da língua inglesa. A estrutura de competência transversal reforçou as atividades de treinamento e criou uma conexão significativa com o projeto de um portfólio profissional. A qualidade dos trabalhos de casa e apresentações, as notáveis contribuições do portfólio técnico e os questionários de satisfação dos estudantes motivam a aplicação desta metodologia a cursos de especialização em educação em engenharia. Os resultados ajudam a estabelecer novos modelos de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino superior.

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Biografia do Autor

Oksana Polyakova, Universitat Politècnica de València

Doutor em Linguística Aplicada. Professor e pesquisador no Departamento de Linguística Aplicada. Autor responsável.

Ernesto Juliá-Sanchis, Universidade Politécnica de Valência

Doutor em Engenharia. Professor e pesquisador no Departamento de Mecânica dos Meios Contínuos e Teoria das Estruturas.

Ruzana Galstyan-Sargsyan, Universidade Cardenal Herrera

Doutor em Linguística Aplicada. Professor. Pesquisador e Coordenador da Área de Relações Internacionais na Faculdade de Humanidades e Comunicação.

Ruzana Galstyan-Sargsyan, Universidade Cardenal Herrera

Doutor em Linguística Aplicada. Professor. Pesquisador e Coordenador da Área de Relações Internacionais na Faculdade de Humanidades e Comunicação.

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

POLYAKOVA, O.; JULIÁ-SANCHIS, E.; GALSTYAN-SARGSYAN, R.; GALSTYAN-SARGSYAN, R. Inglês como meio de instrução para e-portfólio de engenharia. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. 00, p. e023030, 2023. DOI: 10.29051/el.v9i00.17053. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17053. Acesso em: 25 nov. 2024.