Inglês como meio de instrução para e-portfólio de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9i00.17053Palavras-chave:
Educação baseada na competência, Educação em engenharia, Competências transversais, Inglês como Meio de Ensino (EMI), Portfólio de engenharia eletrônicaResumo
Este documento analisa a importância do desenvolvimento de habilidades e preparação para a Indústria 4.0 no ensino técnico superior, onde as abordagens de aprendizagem sustentável começam a ganhar relevância. O objetivo principal do estudo é projetar e implementar curricularmente uma ferramenta pedagógica para a preparação profissional dos futuros engenheiros. Uma sequência de tarefas aplicadas relacionadas ao tema de Mecânica dos Materiais e suportadas pelo uso do inglês como meio de instrução (EMI) permitiu o ensino de disciplinas técnicas através da língua inglesa. A estrutura de competência transversal reforçou as atividades de treinamento e criou uma conexão significativa com o projeto de um portfólio profissional. A qualidade dos trabalhos de casa e apresentações, as notáveis contribuições do portfólio técnico e os questionários de satisfação dos estudantes motivam a aplicação desta metodologia a cursos de especialização em educação em engenharia. Os resultados ajudam a estabelecer novos modelos de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino superior.
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