Inglês como meio de instrução para e-portfólio de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9i00.17053

Palavras-chave:

Educação baseada na competência, Educação em engenharia, Competências transversais, Inglês como Meio de Ensino (EMI), Portfólio de engenharia eletrônica

Resumo

Este documento analisa a importância do desenvolvimento de habilidades e preparação para a Indústria 4.0 no ensino técnico superior, onde as abordagens de aprendizagem sustentável começam a ganhar relevância. O objetivo principal do estudo é projetar e implementar curricularmente uma ferramenta pedagógica para a preparação profissional dos futuros engenheiros. Uma sequência de tarefas aplicadas relacionadas ao tema de Mecânica dos Materiais e suportadas pelo uso do inglês como meio de instrução (EMI) permitiu o ensino de disciplinas técnicas através da língua inglesa. A estrutura de competência transversal reforçou as atividades de treinamento e criou uma conexão significativa com o projeto de um portfólio profissional. A qualidade dos trabalhos de casa e apresentações, as notáveis contribuições do portfólio técnico e os questionários de satisfação dos estudantes motivam a aplicação desta metodologia a cursos de especialização em educação em engenharia. Os resultados ajudam a estabelecer novos modelos de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oksana Polyakova, Universitat Politècnica de València

Doutor em Linguística Aplicada. Professor e pesquisador no Departamento de Linguística Aplicada. Autor responsável.

Ernesto Juliá-Sanchis, Universidade Politécnica de Valência

Doutor em Engenharia. Professor e pesquisador no Departamento de Mecânica dos Meios Contínuos e Teoria das Estruturas.

Ruzana Galstyan-Sargsyan, Universidade Cardenal Herrera

Doutor em Linguística Aplicada. Professor. Pesquisador e Coordenador da Área de Relações Internacionais na Faculdade de Humanidades e Comunicação.

Ruzana Galstyan-Sargsyan, Universidade Cardenal Herrera

Doutor em Linguística Aplicada. Professor. Pesquisador e Coordenador da Área de Relações Internacionais na Faculdade de Humanidades e Comunicação.

Referências

AGAI-LOCHI, E. English as medium of instruction in University Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [S. l.], v. 199, p. 340–347, 2015.

ALAM, F. et al. Scoping e-Portfolios to Engineering and ICT Education. Procedia Engineering, [S. l.], v. 105, p. 852–857, 2015.

ARNBJÖRNSDÓTTIR, B. Preparing EFL students for University EMI programs: the Hidden Challenge. Oslo Studies in Language, [S. l.], v. 9, n. 3, 2017. Disponível em: https://journals.uio.no/osla/article/view/5848. Acesso em: 27 jan. 2023.

BAKER, W.; HÜTTNER, J. “We are not the language police”: comparing multilingual EMI programmes in Europe and Asia. International Journal of Applied Linguistics, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 78–94, 2019.

BEER, D. et al. Mechanics of materials. New York: McGraw-Hill, 2012. ISBN 978-0-07-338028-5.

BHATTACHARYA, M.; HARTNETT, M. E-portfolio assessment in higher education. IEEE, 2007.

BOLOGNA PROCESS COMMITTEE. Joint declaration of the European Ministers of Education convened in Bologna on 19 June 1999. The Bologna Declaration, 1999.

BONILLA, S. H. et al. Industry 4.0 and sustainability implications: a scenario-based analysis of the impacts and challenges. Sustainability, [S. l.], v. 10, n. 10, p. 3740, 2018.

BRYANT, L. H.; CHITTUM, J. R. ePortfolio Effectiveness: A (n Ill-Fated) Search for Empirical Support. International Journal of ePortfolio, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 189–198, 2013.

COUNCIL OF EUROPE. Council Recommendation of 22 May 2018 on Key Competences for LifeLong Learning. 2018. Disponível em: https://op.europa.eu/es/publication-detail/-/publication/6fda126a-67c9-11e8-ab9c-01aa75ed71a1/language-en. Acesso em: 11 maio 2022.

CRUE UNIVERSIDADES ESPAÑOLAS. El compromiso de las universidades españolas con la Agenda 2030. 2018. Disponível em: https://www.crue.org/wp-content/uploads/2021/11/CRUE-Universidades-Espanolas.-Posicionamiento-Agenda-2030.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

CRUE UNIVERSIDADES ESPAÑOLAS. Universidad 2030. Presentation CRUE Universidades Españolas. 2020. Disponível em: https://www.crue.org/wp-content/uploads/2020/10/Universidad2030_presentacion.pdf. Acesso em: 1 nov. 2021.

DAFOUZ, E.; SMIT, U. Towards a dynamic conceptual framework for English-Medium Education in Multilingual University Settings. Applied Linguistics, [S. l.], v. 37, n. 3, p. 397–415, 2016.

DAWSON, P. Assessment rubrics: towards clearer and more replicable design, research and practice. Assessment & Evaluation in Higher Education, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 347–360, 2017.

DERVIN, F.; HAHL, K. Developing a portfolio of intercultural competences in teacher education: The case of a Finnish international programme. Scandinavian Journal of Educational Research, [S. l.], v. 59, n. 1, p. 95–109, 2015.

FUKUNAGA, S. English writing eportfolio for university STEM majors. In: COMPUTER SCIENCE, KNOWLEDGE-BASED AND INTELLIGENT INFORMATION & ENGINEERING SYSTEMS, 22., 2018. Proceedings […]. Belgrade, Serbia: [s. n.], 2018. v. 126, p. 1571–1577.

GALVÁN-FERNÁNDEZ, C. et al. Can the integration of a PLE in an e-portfolio platform improve generic competences? Journal of New Approaches in Educational Research, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 112–118, 2017.

HALL, B.; REGNITZ, M. Designing ePortfolios: four Considerations. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341396607_Designing_ePortfolios_Four_Considerations. Acesso em: 15 fev. 2020.

HERNÁNDEZ-CAMPOY, J. M.; ESPINOSA, J. A.; BRITAIN, D. Variação e competência sociolinguísticas no ensino de inglês como língua estrangeira. Revista EntreLinguas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 183–201, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/13379. Acesso em: 18 maio 2020.

JULIÁ SANCHIS, E. et al. Realización de una actividad de estática a través de la metodología E.M.I. (English as Medium of Instruction) en el Grado en Ingeniería en Diseño Industrial y Desarrollo de Productos. In: MULA BRU, J. et al. (coord.). Actas de XXVII Congreso Universitario de Innovación Educativa en las Enseñanzas Técnicas. Alcoi: Universitat Politècnica de València, 2019.

JULIÁ SANCHIS, E. et al. Strategies to establish the structure and the evaluation system of the student projects in the bachelor engineering in industrial design and product development at Universitat Politècnica de València campus of Alcoi. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 9., 2017, Spain. Proceedings […]. [S. l.]: IATED, 2017. p. 249–255.

KARSENTI, T.; DUMOUCHEL, G.; COLLIN, S. The eportfolio as support for the professional development of preservice teachers: A theoretical and practical overview. International Journal of Computers & Technology, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 3486–3495, 2014.

KIEL, D. et al. Sustainable industrial value creation: benefits and challenges of industry 4.0. International Journal of Innovation Management, [S. l.], v. 21, n. 08, p. 1740015, 2017.

KIRKPATRICK, A. The language (s) of HE: EMI and/or ELF and/or multilingualism? The Asian Journal of Applied Linguistics, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 4–15, 2014.

LAASCH, O.; MOOSMAYER, D. Responsible management competences: Building a portfolio for professional competence. Academy of Management Proceedings, p. 14172, 2016.

MACARO, E. et al. A systematic review of English medium instruction in higher education. Language Teaching, [S. l.], v. 51, n. 1, p. 36–76, 2018.

MACÍAS, J. A. Enhancing project-based learning in software engineering lab teaching through an e-portfolio approach. IEEE Transactions on Education, [S. l.], v. 55, n. 4, p. 502–507, 2012.

MIETZNER, D.; KAMPRATH, M. A competence portfolio for professionals in the creative industries. Creativity and Innovation Management, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 280–294, 2013.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT, OECD. Future of education and skills 2030. Conceptual learning framework. Concept note: Skills for 2030, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/education/2030-project/teaching-and-learning/learning/skills/Skills_for_2030.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

PAREY, M.; WALDINGER, F. Studying abroad and the effect on international labour market mobility: Evidence from the introduction of ERASMUS. The economic journal, [S. l.], v. 121, n. 551, p. 194–222, 2011.

POLYAKOVA, O.; GALSTYAN-SARGSYAN, R. Communicative competences in non-linguistic university degrees. Language Value, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 45–70, 2019.

POLYAKOVA, O.; GALSTYAN-SARGSYAN, R. Sustainable higher education via telecollaboration: improving plurilingual and pluricultural competence. Integration of Education, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 544–561, 2021.

RAHMAN, M. M.; SINGH, M. K. M. Language ideology of English-medium instruction in higher education: A case study from Bangladesh. English Today, [S. l.], v. 36, n. 4, p. 40–46, 2020.

REDDY, Y. M.; ANDRADE, H. A review of rubric use in higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, [S. l.], v. 35, n. 4, p. 435–448, 2010.

REIS, J. et al. Digital transformation: a literature review and guidelines for future research. In: ROCHA, Á. et al. (ed.). Trends and advances in information systems and technologies 2018. Cham: Springer International Publishing, 2018.

SANCHEZ, J.; GONZALEZ, C.; ALAYON, S. Evaluation of transversal competences in the final year project in engineering. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE EUROPEAN ASSOCIATION FOR EDUCATION IN ELECTRICAL AND INFORMATION ENGINEERING, 22., 2011, Maribor, Slovenia. Proceedings […]. [S. l.]: IEEE, 2011.

SLEPCEVIC-ZACH, P.; STOCK, M. ePortfolio as a tool for reflection and self-reflection. Reflective Practice, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 291–307, 2018.

SORBONNE JOINT DECLARATION. Joint declaration on harmonisation of the architecture of the European higher education system. Paris, 1998. Disponível em: http://www.ehea.info/media.ehea.info/file/1998_Sorbonne/61/2/1998_Sorbonne_Declaration_English_552612.pdf. Acesso em: 7 jan. 2019.

SUBRAHMANYAM, V. V. et al. ePortfolio: an eWay of showcasing the artifacts. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY ENHANCED EDUCATION, 2012, Amritapuri, India. Proceedings […]. [S. l.]: IEEE, 2012. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/document/6208672/. Acesso em: 20 jan. 2021.

VOGELSANG, K. et al. Understanding the transformation towards industry 4.0. In: ZDRAVKOVIC, J. et al. (ed.) Perspectives in business informatics Research, 2018. Cham: Springer International Publishing, 2018.

Publicado

28/11/2023

Como Citar

POLYAKOVA, O.; JULIÁ-SANCHIS, E.; GALSTYAN-SARGSYAN, R.; GALSTYAN-SARGSYAN, R. Inglês como meio de instrução para e-portfólio de engenharia. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. 00, p. e023030, 2023. DOI: 10.29051/el.v9i00.17053. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17053. Acesso em: 27 jul. 2024.