Desenvolvimento da competência linguística dos alunos

O estudo das características linguísticas e culturais de uma língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.2.17319

Palavras-chave:

The study of the linguistic and cultural characteristics of a foreign language, Informative understanding of the communicative situation in texts, Consideration of cultural aspects related to the linguistic space

Resumo

O processo de aprendizagem de uma língua estrangeira está cada vez mais fortemente associado à necessidade de compreender o material didático de acordo com a aceleração e adequação da expansão do espaço coberto pelo multilinguismo e multiculturalismo. O artigo é dedicado ao desenvolvimento da competência linguística de estudantes universitários não linguísticos como meio mais importante de compreensão interpessoal, domínio e assimilação do mundo real e ficcional, desenvolvimento de noções, bem como reflexões sobre si mesmos; de criar condições vitais para o desenvolvimento de competências relacionadas ao processo de leitura informativa, espelhamento, reflexão, comunicação e formação de noções relacionadas ao conteúdo; escrever-compor textos, estudar as características linguísticas e culturais de uma língua estrangeira, bem como as conotações associadas a funções semânticas ou estilísticas adicionais, que são consistentemente associadas ao significado primário na mente dos falantes nativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Gadzaova, Northern Ossetia State University after K.L. Chetagurov, Vladikavkaz – Russia

Professor of the Department of Foreign Languages for Non-Linguistic Specialties. Doctor of Pedagogical Sciences, Professor.

Madina Khuranova, Pyatigorsk Medical and Pharmaceutical Institute, branch of the Volgograd State Medical University, Pyatigorsk – Russia

Associate Professor of the Department of Humanities and Bioethics. PhD in Cultural Studies.

Diana Tomaeva, North Caucasus Mining and Metallurgical Institute (State Technological University), Vladikavkaz – Russia

Assistant of the Department of Legal Disciplines.

Referências

ABDULAEVA, R. et al. Psychological and pedagogical technologies of actualizing practical orientation of educational environment in a university. Espacios, v. 38, n. 40, p. 1, 2017. Available in: https://www.revistaespacios.com/a17v38n40/17384001.html. Access in: 15 Aug. 2022.

NELIUBIN, L. L. Vvedenie v tekhniku perevoda (kognitivnyi teoretiko-pragmaticheskii aspekt): Ucheb posobie. [Introduction to translation technique (cognitive theoretical-pragmatic aspect): Textbook.]. 5. ed. Moscow: FLINTA, 2016.

REVZINA, O. G. O Poniatii konnotatsii [On the concept of connotation]. Iazykovaia sistema i ee razvitie vo vremeni i prostranstve: Sbornik nauchnykh statei k 80-letiiu professora Klavdii Vasilevny Gorshkovoi. Moscow: MSU Publishing House, 2001.

SUSLOVA, L. V. Problemy otsenki kachestva perevoda inoiazychnogo teksta v protsesse formirovaniia perevodcheskikh kompetentsii studentov. [Problems of evaluating the quality of translation of a foreign language text in the process of forming students’ translation competencies.] Philology. Theory & Practice, v. 10, n. 88, p. 415-419, 2018.

TSVILLING, M. I. A. O perevode i perevodchikakh: Sbornik nauchnykh statei. [On translation and translators: a collection of scientific articles.] Moscow: Vostochnaia kniga, 2009.

Publicado

10/11/2022

Como Citar

GADZAOVA, L.; KHURANOVA, M.; TOMAEVA, D. Desenvolvimento da competência linguística dos alunos: O estudo das características linguísticas e culturais de uma língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.2, p. e022062, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.2.17319. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17319. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos