Condições pedagógicas e barreiras à implementação do ensino misturado de línguas na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.3.17429

Palavras-chave:

Condições, Blended learning, e-learning, Organização de controle, Ensino de línguas

Resumo

Nos últimos anos, os processos de globalização vêm ocorrendo no mundo, de modo que cada vez mais as tecnologias da informação estão sendo introduzidas no processo educacional O ensino híbrido é uma tendência importante no ensino de línguas moderno. O artigo considera o blended learning como uma tecnologia que permite o uso mais eficiente tanto do aprendizado de idiomas em tempo integral quanto do e-learning e nivelar ou compensar mutuamente suas desvantagens. Para atender ao objetivo do estudo, utiliza-se a análise de modelos e métodos existentes de organização da aprendizagem de línguas mistas em organizações educacionais. Propõe-se uma abordagem para entender a essência da tecnologia de aprendizagem combinada: é uma tecnologia que permite ao instrutor de idiomas ativar as atividades do aluno no âmbito dos estudos em tempo integral por meio do uso de treinamento on-line e da transferência do estudo em tempo integral desses tipos de atividades que os alunos podem implementar por conta própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klara Khakimovna Karamova, Kаzаn Federаl University

Associate Professor, Candidate of Pedagogical Sciences.

Lenar Minnekhanovich Mukhametshi, Kаzаn Federаl University

Assistant Lecturer of the Department of Bilingual and Digital Education.

Zanfira Yagsupovna Miskichekova, Osh State University

Associate Professor, Department of World Literature, Faculty of Russian Philology.

Referências

Karmanova, E.V. (2015). “Experience in organizing a distance learning system at university”, Thermotechnics and computer science in education, science and production: Collection of reports of the IV All-Russian scientific and practical conference of students, graduate students and young scientists (Yekaterinburg, March 26-27, 2015), Yekaterinburg: UrFU, p. 240-243.

Kitchenham, A. D. (2011).(Ed.) “Blended Learning across Disciplines: Models for Implementation”, Hershey, PA: IGI Global, р. 306, DOI:10.4018/978-1-60960-479-0

Mukhametshin, L, Salekhova, L., & Mukhametshina, M. (2019). “USING THE LMS MOODLE SYSTEM IN THE MODERN EDUCATIONAL PROCESS”, JOURNAL OF PHILOLOGY AND CULTURE, Issue №2(56), рр. 274-279, DOI: 10.26907/2074-0239-2019-56-2-274-279

Mayorova, I., Karamova, K., & Myhtarova, G. (2018). “Development of creative activity of students-designers method of metaphorical associative cards (Mac)”, AMAZONIA INVESTIGA, Vol.7, Is.12, p.279-286, .

Karamova, K., Mukhametshin, L., Ivanova, E., & Usmanov, S.,(2019). “Issues of forming information skills of students in mathematics lessons through ICT”, Journal Universidad del Zulia, Vol.35, Is.Special Issue 22, рр. 994-1007,.

Kadyjrova, L. H., Akhmetshina, E. G., Zaripova, L. R., & Peremislov, I. A. (2019). Professional development of bachelor designers by means of information and communication technologies. International Journal of Innovative Technology and Exploring Engineering, 9(1), 5119-5122.

Ibrahim, M.M. & Nat, M.(2019). “Blended learning motivation model for instructors in higher education institutions”, International Journal of Educational Technology in Higher Education, Vol.16, №12, DOI: 10.1186/s41239-019-0145-2

Dziuban, C., Graham, C.R. Moskal, P.D., Norberg, A., & Sicilia, N. (2018).“Blended learning: the new normal and emerging technologies”. International Journal of Educational Technology in Higher Education, Vol.15, №3, DOI: 10.1186/s41239-017-0087-5

Ogurtsov, A.P. (1986). “Historical types of discussions and the formation of classical science”, The role of discussions in the development of science, M., p. 89, .

Means, B., Toyama, Y., Murphy, R., Bakia, M., & Jones, K. (2009). Evaluation of evidence-based practices in online learning: A meta-analysis and review of online learning studies. US Department of Education.

Karatayev, G., Tlemisova, A., Aidarov, B., Bitemirova, S., & Saipov, A. (2020). Didactic Readiness of Future Teachers of Vocational Education in the Structure of Professional Readiness. Talent Development & Excellence, 12.

Safarova, M. (2019). DEVELOPMENT OF CREATIVE COMPETENCE OF AN ELEMENTARY SCHOOL TEACHER IN CONTINUING EDUCATION. European Journal of Research and Reflection in Educational Sciences Vol, 7(12).

Muhametzyanova, L., Pushkar, T., Emanova, J., & Yao, M.(2018). “Сontradiction between the requirements of modern art and the academic traditions of art. The contradiction between contemporary art demands and academic traditions of art education”, Herald NAMSCA, №3 (2), p. 5-7.

Ahmetshina, G., Kadyjrova, L., & Musina, K. (2016). “THE USE OF VIRTUAL RECONSTRUCTION TECHNOLOGY TO PREPARE INTENDING DESIGNERS IN KAZAN FEDERAL UNIVERSITY”, TURKISH ONLINE JOURNAL OF DESIGN ART AND COMMUNICATION, Vol.6, рр. 3131-3140.

Veledinskaya, S.B., & Dorofeeva, M.Y. (2015). “Blended learning: technology for designing the educational process”, Open distance learning and distance education, vol. 2, №43, pp. 12–19.

Publicado

30/06/2022

Como Citar

KARAMOVA, K. K.; MINNEKHANOVICH MUKHAMETSHI, L.; YAGSUPOVNA MISKICHEKOVA, Z. Condições pedagógicas e barreiras à implementação do ensino misturado de línguas na universidade. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.3, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.3.17429. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17429. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos