Função de formação de texto de categorias de modus semânticos

Uma abordagem linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.3.17433

Palavras-chave:

Linguística, Proposição, Categoria modus, Modalidade, Emotividade

Resumo

O artigo trata das categorias do modus semântico de modalidade, emotividade e avaliabilidade em linguística. Particular atenção é dada às funções formadoras de texto e formadoras de gênero das categorias do modus semântico, uma vez que a qualificação do comunicado explica o sujeito da fala, sua intenção e atitude em relação ao comunicado. Para atender ao objetivo do estudo, foi realizado um estudo de material empírico utilizando o método de análise de componentes, método comparativo e de campo, análise transformacional. Com base nos resultados obtidos, a diferenciação das categorias de modalidade, emotividade e avaliabilidade, bem como a determinação de sua interação e complementaridade, utilizando o conteúdo e os aspectos formais da estrutura semântica de uma frase dentro de um determinado gênero, permite-nos compreender a intenção do falante, as nuances dos significados transmitidos tanto de um enunciado individual quanto de todo o texto.

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Biografia do Autor

Yevgeny I. Ivnitsky, Belgorod State National Research University

Postgraduate student of the Department of Russian Language and Russian Literature.

Marina I. Sayenko, Belgorod State National Research University

Postgraduate student of the Department of Russian Language and Russian Literature.

Svetlana V. Savvina

Postgraduate student of the Department of Russian Language and Russian Literature.

Valeria Y. Zahouania, Belgorod State National Research University

Postgraduate student of the Department of Russian Language and Russian Literature.

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

IVNITSKY, Y. I.; SAYENKO, M. I.; SAVVINA, S. V.; ZAHOUANIA, V. Y. Função de formação de texto de categorias de modus semânticos: Uma abordagem linguística. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.3, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.3.17433. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17433. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos