Ensino de português como língua adicional para indígenas
Reflexão a partir de um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18318Palavras-chave:
Ensino de línguas, Educação indígena, Formação cidadãResumo
O ensino de línguas, dentro da perspectiva crítica de aprendizagem, tornou-se ainda mais iminente frente à necessidade de atender a demanda que requer o desenvolvimento de habilidades linguísticas para uma formação integral, este fato torna-se ainda mais evidente ao contemplar o ensino de Língua Portuguesa para indígenas. O estudo aqui apresentado tem como objetivo refletir, a partir do relato de experiência, como o ensino de línguas pode promover a relação do conhecimento adquirido em sala de aula com a prática cotidiana. Tal reflexão intenta contribuir com a construção de uma formação integral tendo a língua como ferramenta de acesso ao exercício da cidadania brasileira, como direitos civis e formação profissional, vislumbrando o ensino de línguas e as relações sociais, na educação indígena, postulando uma melhor inserção nos espaços em que estes estudantes desejam, ou precisam, estar.
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