Ensino de português como língua adicional para indígenas

Reflexão a partir de um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18318

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Educação indígena, Formação cidadã

Resumo

O ensino de línguas, dentro da perspectiva crítica de aprendizagem, tornou-se ainda mais iminente frente à necessidade de atender a demanda que requer o desenvolvimento de habilidades linguísticas para uma formação integral, este fato torna-se ainda mais evidente ao contemplar o ensino de Língua Portuguesa para indígenas. O estudo aqui apresentado tem como objetivo refletir, a partir do relato de experiência, como o ensino de línguas pode promover a relação do conhecimento adquirido em sala de aula com a prática cotidiana. Tal reflexão intenta contribuir com a construção de uma formação integral tendo a língua como ferramenta de acesso ao exercício da cidadania brasileira, como direitos civis e formação profissional, vislumbrando o ensino de línguas e as relações sociais, na educação indígena, postulando uma melhor inserção nos espaços em que estes estudantes desejam, ou precisam, estar.

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Biografia do Autor

Adria Kezia Campos Lima, Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação

Professora Mestra da área de Letras.

Daiana Gabriela de Souza, Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação

Técnica Administrativa Educacional. Pedagoga.

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Publicado

20/11/2023

Como Citar

LIMA, A. K. C.; SOUZA, D. G. de. Ensino de português como língua adicional para indígenas: Reflexão a partir de um relato de experiência. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023017, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18318. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18318. Acesso em: 25 dez. 2024.