Ensino de português como língua adicional para indígenas

Reflexão a partir de um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18318

Palavras-chave:

Ensino de línguas, Educação indígena, Formação cidadã

Resumo

O ensino de línguas, dentro da perspectiva crítica de aprendizagem, tornou-se ainda mais iminente frente à necessidade de atender a demanda que requer o desenvolvimento de habilidades linguísticas para uma formação integral, este fato torna-se ainda mais evidente ao contemplar o ensino de Língua Portuguesa para indígenas. O estudo aqui apresentado tem como objetivo refletir, a partir do relato de experiência, como o ensino de línguas pode promover a relação do conhecimento adquirido em sala de aula com a prática cotidiana. Tal reflexão intenta contribuir com a construção de uma formação integral tendo a língua como ferramenta de acesso ao exercício da cidadania brasileira, como direitos civis e formação profissional, vislumbrando o ensino de línguas e as relações sociais, na educação indígena, postulando uma melhor inserção nos espaços em que estes estudantes desejam, ou precisam, estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adria Kezia Campos Lima, Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação

Professora Mestra da área de Letras.

Daiana Gabriela de Souza, Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação

Técnica Administrativa Educacional. Pedagoga.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Resolução CEB N. 3, de 10 de novembro de 1999. Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 19, 17 nov. 1999.

BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 2023.

CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical Bases of Communicative Approaches to Second Language Teaching and Testing. Applied Linguistics, Oxford, v. 1, p. 1-47, 1980.

DELGADO, H. O. K.; PERNA, C. L. O ensino de Português como língua adicional em contexto universitário: por uma pedagogia crítica intercultural. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, RS, v. 24, n. 2, p. 332-344, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/index. Acesso em: 02 jan. 2022.

DA SILVA, D. B. As principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem. Linguagens & Cidadania, [S. l.], v. 2, n. 1, 2018. DOI: 10.5902/1516849231515. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/31515. Acesso em: 31 jul. 2023.

GALVÃO, C. M. P. D. Ensino do Português como segunda língua a perspetiva dos professores do 1º Ceb. 2014. Dissertação (Mestrado em Didática do Português) – Escola Superior de Educação, Coimbra, 2014.

LIB NEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MARTINS, M. S. C. Temas geradores e artefatos culturais: ensinando línguas na educação indígena diferenciada. In: GOMES, A. S. (org.). Ensino de línguas e educação escolar indígena. Macapá: UNIFAP, 2019. p. 65-81.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

NASCIMENTO, R. N. F. Interculturalidade e Educação Escolar Indígena em Roraima: da normatização à prática cotidiana. In: LANDA, M. B.; HERBETTA, A. F. (org.). Educação indígena e interculturalidade: um debate epistemológico e político. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2017. p. 263-294.

PENNYCOOK, A. The cultural politics of English as an international language. London, Longman, 1994.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. Londres: Routledge, 2001.

SCHLATTER, M. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 11-23, 2009.

SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. Navegando pela história da educação brasileira. Campinas, SP: HISTEDBR, 2006. Disponível em: histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/dermeval_saviani_artigo_0.pdf. Acesso em:15 jun. 2023.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Ed. Autores Associados, 1992.

SILVA, E. H. Índios: pensando o ensino e questionando as práticas pedagógicas. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, MG, v. 21, n. 2, p. 168- 186, jul./dez. 2019

VYGOTSKY, L. S. 1869-1934. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

WIDDOWSON, H. O Ensino das línguas para a comunicação. São Paulo: Pontes, 2005.

Publicado

20/11/2023

Como Citar

LIMA, A. K. C.; SOUZA, D. G. de. Ensino de português como língua adicional para indígenas: Reflexão a partir de um relato de experiência. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023017, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18318. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18318. Acesso em: 28 abr. 2024.