A latinidade a partir da leitura dos textos literários
Constatação e possibilidades para o ensino da língua espanhola
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18409Palavras-chave:
Latinidade, Leitura, Texto literário, Língua espanholaResumo
O sentido de latinidade da América Latina e o do próprio termo ganham compreensões distintas no Brasil com notada distorção, se considerarmos o senso-comum. O que tem nos preocupado e nos motivado a tratar deste tema é pensar o que acontece com a literatura, com o ensino e, sobretudo, o conceito do “ser latino” nos espaços dedicados às aulas de língua espanhola. Neste artigo, decidimos apresentar um estudo realizado a partir de livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, para verificarmos o espaço da latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para além dessas constatações, apresentamos sugestões de como é possível discutir a latinidade a partir da leitura destes textos. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio.
Downloads
Referências
ARDAO, A. Génesis de la idea y el nombre de América Latina. Caracas: Centro de Estudios Latinoamericanos Romulo Gallegos, 1980.
BRANDALISE, C. O conceito de América Latina: hispano-americanos e a panlatinidade europeia. Cuadernos del CILHA, v. 14, n. 18, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/95149/000917575.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 ago. 2023.
CANCLINI, G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução: Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 4. ed. 4. reimpr. São Paulo: Edusp, 2008.
COIMBRA, L; CHAVES, L. S. Cercanía Joven. 2. ed. São Paulo: SM, 2016.
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
FREITAS, L. M. A.; COSTA, E. G. Sentidos en lengua española. 1. ed. São Paulo: Richmond, 2016.
IANNI, O. O labirinto latino-americano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
MIGNOLO, V. D. La ideia de América Latina. Barcelona: Editorial Gedisa, 2005.
PINHEIRO-CORREA, P. et al. Confluencia. 1. ed. 2016. São Paulo: Editora Moderna. 2016.
QUIJADA, M. Sobre el origen y difusión del nombre América Latina. Revista de Indias, 1998. Disponível em: http://digital.csic.es/handle/10261/9354. Acesso em: 18 ago. 2023.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of World-System Research. v. 11, n. 2, p. 342-386, 2000. Disponível em: http://www.ram-wan.net/restrepo/poscolonial/9.2.colonialidad%20del%20poder%20y%20clasificacion%20social-quijano.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.
TENORIO, P.; REYZÁBAL, M. V. El aprendizaje significativo de la literatura. Madrid: La Muralla, S. A., 1992.
TODOROV, T. A literatura em perigo. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
VARGAS LLOSA, M. A verdade das mentiras. São Paulo: Arx, 2004.
VARGAS LLOSA, M. Dicionário amoroso da América Latina. Tradução: Wladir Dupont e Hortencia Lencastre. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.