Cultura nordestina no ensino de português brasileiro para estrangeiros no Instituto Federal do rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18596

Palavras-chave:

Cultura Nordestina, Ensino, Português Brasileiro para estrangeiros

Resumo

Neste artigo, apresentamos duas propostas abordando a cultura do nordeste brasileiro para o ensino de português como língua adicional, a partir da experiência de ensino para estudantes internacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no âmbito do programa Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede) para os encontros síncronos com os estudantes da nossa Instituição. Optamos por focar no Nordeste brasileiro por diversos motivos, um deles sendo o conteúdo disponível em nossa plataforma Moodle, que se concentra na variedade linguística do sul do Brasil. Defendemos a importância de abordagens interculturais que promovam a compreensão entre diferentes culturas, levando os estudantes a valorizarem também as culturas de regiões distantes dos grandes centros urbanos de seus países de origem. Muitas vezes, essas regiões são invisibilizadas, menosprezadas e desvalorizadas.

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Biografia do Autor

Girlene Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Língua Espanhola do IFRN. Doutorado em Linguística Aplicada (UECE).

Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor de Língua Espanhola do IFRN. Doutorado em Filologia: Estudos Linguísticos e Literários (UNED) – Espanha.

Luanna Melo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Língua Espanhola do IFRN. Mestrado em Ensino (POSENSINO).

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Publicado

20/11/2023

Como Citar

SILVA, G. M. da; SILVA, B. R. C. V. da; ALVES, L. M. Cultura nordestina no ensino de português brasileiro para estrangeiros no Instituto Federal do rio Grande do Norte. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 9, n. esp.1, p. e023026, 2023. DOI: 10.29051/el.v9iesp.1.18596. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18596. Acesso em: 28 abr. 2024.