É possível acolher on-line?

Estratégias e afetividades em aulas remotas de português como língua de acolhimento para imigrantes haitianos durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18716

Palavras-chave:

Acolhimento, Português como Língua de Acolhimento, Ensino Remoto, Migração, Afetividade

Resumo

Neste trabalho, compartilhamos experiências relativas a aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) durante o período da pandemia da COVID-19, no Programa MoVe, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Refletimos acerca da crise migratória mundial, da necessidade de acolhimento a imigrantes, dos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino-aprendizagem de PLAc, da afetividade na construção do acolhimento e de estratégias para essas relações afetivas em um contexto de ensino-aprendizagem on-line. Analisamos como diversas estratégias foram utilizadas para estabelecer relações afetivas positivas e construir um ambiente educativo de acolhimento e concluímos que é possível acolher on-line desde que não haja somente a tentativa de transposição de atitudes presenciais para o ambiente virtual, mas com o entendimento de que o acolhimento extrapola as ações meramente pedagógicas e se constrói no fluxo das relações afetivas e das interações interpessoais, as quais podem ser mediadas por ferramentas digitais.

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Biografia do Autor

Paula Graciano Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa do IFG.

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

PEREIRA, P. G. É possível acolher on-line? : Estratégias e afetividades em aulas remotas de português como língua de acolhimento para imigrantes haitianos durante a pandemia. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024017, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18716. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18716. Acesso em: 3 dez. 2024.