Ensino de línguas em propostas transdisciplinares e meios digitais

a reconfiguração da prática docente em tempos de distanciamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v11i00.18773

Palavras-chave:

Formação de professores de línguas, Distanciamento social, Transdisciplinaridade, Tecnologias digitais

Resumo

Diante da urgência de reconfigurar práticas docentes durante a pandemia de Covid-19, os desafios da docência remota foram definitivos para aceitarmos que o ensino disciplinar precisa ser revisto. Assim, propusemos uma abordagem de formação de professores de línguas, transdisciplinar, colaborativa, com uso intenso das tecnologias digitais e com interface entre linguagens. Este trabalho objetiva problematizar os rumos da prática docente em línguas a partir das experimentações didático-pedagógicas no ensino de disciplinas voltadas às Didáticas de língua inglesa e de língua portuguesa, realizadas em 2020, no curso de Letras de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Usando a autoetnografia, o artigo evidencia que, ao estimularmos a construção de narrativas outras discentes, estávamos nós mesmas nos narrando como professoras formadoras de professores. Os resultados apontaram para a possibilidade de continuidade dessa abordagem também na modalidade presencial, tanto para formar professores de línguas críticos, criativos e habituados ao trabalho transdisciplinar quanto para reconfigurar práticas e teorias.

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Biografia do Autor

Simone Batista Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Letras: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, professora e pesquisadora da UFRRJ, atuando nas grandes áreas de Letras e Educação. Seus interesses de pesquisa são linguagem e sustentabilidade; linguagem e espiritualidade; transculturalidade; formação de professores de línguas.

Luiza Alves de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Linguística pela UFRJ. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

04/04/2025

Como Citar

SILVA, S. B.; OLIVEIRA, L. A. de. Ensino de línguas em propostas transdisciplinares e meios digitais: a reconfiguração da prática docente em tempos de distanciamento social. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 11, n. 00, p. e025004, 2025. DOI: 10.29051/el.v11i00.18773. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18773. Acesso em: 15 abr. 2025.