Design educacional complexo e atitude transdisciplinar
Reflexões sobre uma tessitura pertinente
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19365Palavras-chave:
Cursos on-line/híbridos, Design Educacional Complexo, Complexidade, Atitude transdisciplinar, TransdisciplinaridadeResumo
A oferta de cursos de idiomas, on-line e híbridos, tem se intensificado de forma marcante, especialmente no período pós-pandêmico, quando instituições, professores e alunos constataram a importância desses contextos para a construção e desenvolvimento de saberes linguísticos. Esses cursos têm se pautado em diferentes vieses teóricos e, não raro, exclusivamente na prática empírica, fruto de uma experiência especulativa que, sem fundamentos consistentes, acaba por supervalorizar os recursos tecnológicos de que lançam mão como estratégia de captação e manutenção de alunos. Diante desse cenário, este artigo tem por objetivo discutir o design educacional complexo como fundamento para a criação de cursos que, ao promover maior interação interpessoal e a adoção de uma atitude transdisciplinar, diminuam a assimetria de papéis entre os participantes. Além disso, busca-se incentivar a negociação compartilhada de conteúdos e atividades, articulando saberes de diversas naturezas e proporcionando um espaço significativo para a construção complexa e transdisciplinar de conhecimentos.
Downloads
Referências
D’AMBROSIO, U. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande, v. 9, n. 20, p. 222-234, 2016.
.
FREIRE, M. M. Interação e simulação computadorizada: uma proposta em CALL. Orientadora: Heloísa Collins, 1992. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.
FREIRE, M. M. Complex educational design: A course design model based on complexity. Campus-Wide Information Systems, [S. l.], v. 30, n. 3, p.174-185, 2013. DOI 10.1108/10650741311330357.
FREIRE, M. M. Design educacional complexo: uma proposta de design em ação. Trabalho apresentado na Mesa Redonda “Design Educacional e Cenários Educacionais Complexos” In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 24., 2018. Anais [...]. Florianópolis, SC: [s. n.], 2018.
FREIRE, M. M.; SÁ, Cristiane Freire. Design Educacional Complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos. In: LEFFA, V. J.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R. (org.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.
FREIRE, M.M. Transdisciplinaridade e narrativas transmídia: uma articulação viável para propósitos formativos. Letras, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 180-197, 2022.
FREITAS, L. de; MORIN, E.; NICOLESCU, B. Carta da Transdisciplinaridade. Convento de Arrábida, 1994. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf. Acesso em: set. 2023.
GUIMARÃES, C. A. F. Paulo Freire e Edgar Morin sobre saberes paradigmas e educação: um diálogo epistemológico. Curitiba: Appris, 2020.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação – novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
MORAES, M. C.; TORRE, S. de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução: Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria Conceição Almeida e Edgard de Assis Carvalho (org.). São Paulo: Cortez, 2007.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
NICOLESCU, B. Um Novo Tipo de Conhecimento: Transdisciplinaridade. In: SOMMERMAN, A.; MELLO, M. F.; BARROS, V. M. (org.). Educação e Transdisciplinaridade. Brasília, DF: Unesco. 2000.
NICOLESCU, B. Transdisciplinarity: the hidden third, between de subject and the object. HSS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13-28, 2012. DOI: 10.2478/v10317-012-0002-5.
NICOLESCU, B. La transdisciplinaridad. Entrevista feita pelo Instituto Nacional de Antropologia e História, e transmitida pela Rádio INAH, 2019. Disponível em https://youtu.be/0BOAJFjZ95w?si=Y-kGyKM9jpqOK18L. Acesso: 15 set. 2023.
TORRE, S. de la; GONZALEZ, M. Escenarios: uma estratégia ecoformadora. Barcelona: Mímeo, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.