Design educacional complexo e atitude transdisciplinar

Reflexões sobre uma tessitura pertinente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19365

Palavras-chave:

Cursos on-line/híbridos, Design Educacional Complexo, Complexidade, Atitude transdisciplinar, Transdisciplinaridade

Resumo

A oferta de cursos de idiomas, on-line e híbridos, tem se intensificado de forma marcante, especialmente no período pós-pandêmico, quando instituições, professores e alunos constataram a importância desses contextos para a construção e desenvolvimento de saberes linguísticos. Esses cursos têm se pautado em diferentes vieses teóricos e, não raro, exclusivamente na prática empírica, fruto de uma experiência especulativa que, sem fundamentos consistentes, acaba por supervalorizar os recursos tecnológicos de que lançam mão como estratégia de captação e manutenção de alunos. Diante desse cenário, este artigo tem por objetivo discutir o design educacional complexo como fundamento para a criação de cursos que, ao promover maior interação interpessoal e a adoção de uma atitude transdisciplinar, diminuam a assimetria de papéis entre os participantes. Além disso, busca-se incentivar a negociação compartilhada de conteúdos e atividades, articulando saberes de diversas naturezas e proporcionando um espaço significativo para a construção complexa e transdisciplinar de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Maximina M. Freire, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Assistente Doutor, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras e Arte).

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Publicado

28/05/2023

Como Citar

FREIRE, M. M. Design educacional complexo e atitude transdisciplinar: Reflexões sobre uma tessitura pertinente. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024006, 2023. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19365. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19365. Acesso em: 14 out. 2024.