Design educacional complexo e atitude transdisciplinar

Reflexões sobre uma tessitura pertinente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.19365

Palavras-chave:

Cursos on-line/híbridos, Design Educacional Complexo, Complexidade, Atitude transdisciplinar, Transdisciplinaridade

Resumo

A oferta de cursos de idiomas, on-line e híbridos, tem se intensificado de forma marcante, especialmente no período pós-pandêmico, quando instituições, professores e alunos constataram a importância desses contextos para a construção e desenvolvimento de saberes linguísticos. Esses cursos têm se pautado em diferentes vieses teóricos e, não raro, exclusivamente na prática empírica, fruto de uma experiência especulativa que, sem fundamentos consistentes, acaba por supervalorizar os recursos tecnológicos de que lançam mão como estratégia de captação e manutenção de alunos. Diante desse cenário, este artigo tem por objetivo discutir o design educacional complexo como fundamento para a criação de cursos que, ao promover maior interação interpessoal e a adoção de uma atitude transdisciplinar, diminuam a assimetria de papéis entre os participantes. Além disso, busca-se incentivar a negociação compartilhada de conteúdos e atividades, articulando saberes de diversas naturezas e proporcionando um espaço significativo para a construção complexa e transdisciplinar de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maximina M. Freire, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Assistente Doutor, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras e Arte).

Referências

D’AMBROSIO, U. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande, v. 9, n. 20, p. 222-234, 2016.

.

FREIRE, M. M. Interação e simulação computadorizada: uma proposta em CALL. Orientadora: Heloísa Collins, 1992. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.

FREIRE, M. M. Complex educational design: A course design model based on complexity. Campus-Wide Information Systems, [S. l.], v. 30, n. 3, p.174-185, 2013. DOI 10.1108/10650741311330357.

FREIRE, M. M. Design educacional complexo: uma proposta de design em ação. Trabalho apresentado na Mesa Redonda “Design Educacional e Cenários Educacionais Complexos” In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 24., 2018. Anais [...]. Florianópolis, SC: [s. n.], 2018.

FREIRE, M. M.; SÁ, Cristiane Freire. Design Educacional Complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos. In: LEFFA, V. J.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R. (org.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.

FREIRE, M.M. Transdisciplinaridade e narrativas transmídia: uma articulação viável para propósitos formativos. Letras, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 180-197, 2022.

FREITAS, L. de; MORIN, E.; NICOLESCU, B. Carta da Transdisciplinaridade. Convento de Arrábida, 1994. Disponível em: http://cetrans.com.br/assets/docs/CARTA-DA-TRANSDISCIPLINARIDADE1.pdf. Acesso em: set. 2023.

GUIMARÃES, C. A. F. Paulo Freire e Edgar Morin sobre saberes paradigmas e educação: um diálogo epistemológico. Curitiba: Appris, 2020.

MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação – novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.

MORAES, M. C.; TORRE, S. de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução: Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria Conceição Almeida e Edgard de Assis Carvalho (org.). São Paulo: Cortez, 2007.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

NICOLESCU, B. Um Novo Tipo de Conhecimento: Transdisciplinaridade. In: SOMMERMAN, A.; MELLO, M. F.; BARROS, V. M. (org.). Educação e Transdisciplinaridade. Brasília, DF: Unesco. 2000.

NICOLESCU, B. Transdisciplinarity: the hidden third, between de subject and the object. HSS, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13-28, 2012. DOI: 10.2478/v10317-012-0002-5.

NICOLESCU, B. La transdisciplinaridad. Entrevista feita pelo Instituto Nacional de Antropologia e História, e transmitida pela Rádio INAH, 2019. Disponível em https://youtu.be/0BOAJFjZ95w?si=Y-kGyKM9jpqOK18L. Acesso: 15 set. 2023.

TORRE, S. de la; GONZALEZ, M. Escenarios: uma estratégia ecoformadora. Barcelona: Mímeo, 2007.

Publicado

28/05/2023

Como Citar

FREIRE, M. M. Design educacional complexo e atitude transdisciplinar: Reflexões sobre uma tessitura pertinente. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024006, 2023. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.19365. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19365. Acesso em: 12 nov. 2024.