Procedimentos interculturais e diversidade étnico-racial do Brasil em dois livros didáticos de português para estrangeiros

Autores

  • Lucia Maria de Assunção Barbosa UnB – Universidade de Brasília. Instituto de Letras – Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução. Brasília – DF – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v1i2.8061

Palavras-chave:

Interculturalidade, Português para estrangeiros, Livro didático, Diversidade étnico-racial, Representação,

Resumo

Neste artigo objetivamos discutir em que medida o conceito de interculturalidade está presente em dois livros didáticos de Português língua estrangeira, produzidos no Brasil e de que forma estão caracterizados diferentes grupos étnicos partícipes da cultura brasileira. Tomamos como princípio norteador a educação intercultural que preconiza o desenvolvimento de uma compreensão e de um reconhecimento não apenas das culturas em contato, no contexto de ensino-aprendizagem de línguas, mas das diferenças existentes entre elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/09/2015

Como Citar

BARBOSA, L. M. de A. Procedimentos interculturais e diversidade étnico-racial do Brasil em dois livros didáticos de português para estrangeiros. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 223–236, 2015. DOI: 10.29051/el.v1i2.8061. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8061. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos