¿Qué me cuentas, CELIN? Uma análise sobre o uso de contos nas aulas de espanhol do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR

Autores

  • Phelipe de Lima Cerdeira UFPR - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curitiba – PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i1.8386

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Contos literários, ELE, CELIN-UFPR,

Resumo

Este artigo analisa de que forma os contos literários são trabalhados nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) a partir do projeto El cuento en lengua española y sus relaciones con la Interculturalidad, instituído no CELIN da UFPR. Toda a reflexão conta como premissa metodológica a busca de aportes teóricos relacionados ao uso da literatura como mediadora nas aulas de ELE. Em uma segunda etapa, realizou-se uma rodada de pesquisas qualitativas, aplicadas no último semestre de 2015, contemplando os 13 professores da área de espanhol, além de uma entrevista com um dos idealizadores do projeto. Da iniciativa inicial para viabilizar um espaço no qual a literatura é referência para a interação e para a interculturalidade, problematiza-se como o uso dos contos acabou sendo simplificado a uma etapa burocrática de avaliação ou de sistematização de paradigmas verbais. Uma história que se transforma em questionamento e, principalmente, em desafio ao ensinar.

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Biografia do Autor

Phelipe de Lima Cerdeira, UFPR - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curitiba – PR – Brasil

Doutorando em Letras - Estudos Literários pela UFPR, contando com bolsa CNPq. Mestre em Letras - Estudos Literários pela UFPR e Especialista em Língua, Literatura e Tradução em Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente, professor do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR.

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Publicado

05/10/2016

Como Citar

CERDEIRA, P. de L. ¿Qué me cuentas, CELIN? Uma análise sobre o uso de contos nas aulas de espanhol do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 107–124, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i1.8386. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8386. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos