A expressão de verbos modais na tradução do gênero decisão: contribuições para o ensino de língua estrangeira

Autores

  • Viviane Cristina Poletto Lugli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v3.n2.2017.9474

Palavras-chave:

Modalizações. Gênero. Decisão.

Resumo

Este artigo demonstra a relação entre os gêneros textuais e a manifestação de verbos modais em textos traduzidos e considera o olhar para os gêneros de textos essencial ao ensino de língua estrangeira por meio da tradução. É uma pesquisa bibliográfica que identifica os significados de verbos modalizadores nas versões em português, espanhol e inglês do gênero decisão, publicado pelo Diário Oficial da União Europeia. Parte do princípio de que os gêneros textuais funcionam como instrumentos (Dolz; Schneuwly, 2004) para o trabalho com a interpretação e a produção de textos na tradução, que consiste em uma retextualização (Travaglia, 2003), transformação (Arrojo, 1993) do texto de partida. De acordo com essa perspectiva, este texto considera a relevância do estudo dos gêneros, dos verbos modais e da situação comunicativa no ensino de língua estrangeira via tradução, compreendendo que traduzir e aprender uma língua estrangeira não requerem apenas o domínio de capacidades linguísticas.

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Biografia do Autor

Viviane Cristina Poletto Lugli, Universidade Estadual de Maringá

Professora de Língua espanhola

Mestre em Estudos da Linguagem

Tradutora pública de Língua espanhola

Doutoranda em Letras

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

POLETTO LUGLI, V. C. A expressão de verbos modais na tradução do gênero decisão: contribuições para o ensino de língua estrangeira. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 3, n. 2, p. 248–275, 2017. DOI: 10.29051/rel.v3.n2.2017.9474. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/9474. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos