O trabalho do professor de francês como língua estrangeira: um estudo sobre as relações entre as prescrições e o que dizem os professores sobre seu trabalho

Autores

  • Marcos da Costa Menezes Mestre - USP
  • Eliane Gouvêa Lousada DLM-FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v3.n1.jan-jun.2017.9638

Palavras-chave:

Trabalho docente. Interacionismo sociodiscursivo. Formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre os documentos que orientam o trabalho de professores de francês e o que os próprios professores dizem sobre sua atividade docente. O quadro teórico que embasa as discussões é o do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008), assim como teorias que auxiliam na compreensão do trabalho, como a Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004) e a Clínica da Atividade (CLOT, 2008). A compreensão da relação entre os documentos e a atividade docente se dará pela análise de textos escritos (documentos) e orais (entrevistas).

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Publicado

25/11/2017

Como Citar

MENEZES, M. da C.; LOUSADA, E. G. O trabalho do professor de francês como língua estrangeira: um estudo sobre as relações entre as prescrições e o que dizem os professores sobre seu trabalho. Revista EntreLinguas, Araraquara, p. 35–56, 2017. DOI: 10.29051/rel.v3.n1.jan-jun.2017.9638. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/9638. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos