Prof., posso usar o facebook?: experiência de integração de mídia sociais em classe

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.10918

Mots-clés :

Redes sociais, Tecnologia. Língua estrangeira, Facebook, Recurso pedagógico.

Résumé

A sociedade contemporânea tem sofrido constantes transformações com a nova era digital e no panorama ao qual nos encontramos é praticamente impossível desvincular a tecnologia das nossas atividades cotidianas, em que se mostra cada vez mais presente. Sendo a escola um microcosmo dessa mesma sociedade (BOURDIEU, 2001), em que toda transformação que nela ocorre reflete-se igualmente na educação. Dessa forma, as redes sociais, utilizadas de maneira massiva como fonte de comunicação e entretenimento fora da escola por alunos e professores, tornam-se um recurso pedagógico de imediato acesso, quando em ambiente escolar. Tais grupos ou espaços específicos na internet, que permitem partilhar dados e informações, de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, vídeos) (LIMA, 2011), passam, portanto, a ser usados como recurso de aprendizagem em sala de aula. Assim, este trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a integração de mídias em aulas de língua espanhola para no 1º ano do Ensino Médio no colégio de aplicação da UFSC, utilizando-se da rede social facebook como ferramenta pedagógica. Em uma experiência desenvolvida no estágio supervisionado, a rede serviu de canal de comunicação para a apresentação e compartilhamento de informações sobre as atividades propostas em sala de aula de língua estrangeira, seguindo a metodologia do enfoque por projetos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Kadhiny mendonça de souza policarpo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada no curso superior de Letras Espanhol - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2017). Participante do grupo de pesquisa Tema Didático - Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos (GPTema) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Juliana Cristina Faggion Bergmann

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), na linha Educação e Comunicação (ECO).

Références

BELLONI, M. L. Mídia-educação ou comunicação educacional? Campo novo de teoria e de prática. In: BELLONI, M. L. et al (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 27-46.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. In: TRINTA, A. Comunicação à época da internet. Rio de janeiro: Record, 2003.

FANTIN, M. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, v. 14, n. 1, p.27-40, jul., 2011. DOI: 10.5212/olharprofr.v.14i1.0002.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informatica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 210 p.

PÉREZ GÓMEZ, A. L. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. 192p.

PORTO, C.; SANTOS, E. orgs. Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014. ISBN 978-85-7879-283-1.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 222 p.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 224.

Téléchargements

Publiée

17/01/2018

Comment citer

MENDONÇA DE SOUZA POLICARPO, K.; BERGMANN, J. C. F. Prof., posso usar o facebook?: experiência de integração de mídia sociais em classe. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 31–42, 2018. DOI: 10.29051/rel.v4.n1.2018.10918. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/10918. Acesso em: 8 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos