The teaching of portuguese as a foreign language in the context of brazilian public schools
Perspectives from the analysis of academic studies
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v9iesp.1.18493Keywords:
Literacy, Basic Education, Portuguese Teaching, Refugee, Literature ReviewAbstract
The article is based on official research available regarding refugee immigration and, through them, seeks to comprehend the existing challenges in the process of including refugee children in public schools in Brazil. For this understanding, a literature review research format was chosen, encompassing theses and dissertations published between the years 2010 and 2023. The research results demonstrated the lack of comprehensive access for these children, as, in general, schools have not yet prepared to accommodate them in Basic Education. The urgency in implementing formative actions that subsidize educational practices involving the education of these students, enabling their Portuguese language learning, is evident. Furthermore, research is necessary to consider the process of learning the Portuguese language in the context of migratory flows, directed explicitly toward the literacy process.
Downloads
References
AMADO, R. S. O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, [S.I], v. 4, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272394920_O_ensino_de_portugues_como_lingua_de_acolhimento_para_refugiados. Acesso em: 05 set. 2023.
BRASIL. Censo escolar da Educação Básica 2016: Notas Estatísticas. Brasília, DF: Ministério da Educação, Inep, 2017. Disponível em: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2017-pdf/59931-app-censo-escolar-da-educacao-basica-2016-pdf-1/file. Acesso em: 11 nov. 2023.
BIZON, A. C. C.; CAMARGO, H. R. E. Acolhimento e ensino da língua portuguesa à população oriunda de migração de crise no município de São Paulo: Por uma política do atravessamento entre verticalidades e horizontalidades. In: BAENINGER, R. et al. (org.). Migrações Sul-Sul. Campinas, SP: NEPO/UNICAMP, 2018. p. 712-726.
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T.; SILVA, B. G. Imigração e refúgio no Brasil: Retratos da década de 2010. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília: OBMigra, 2021.
ELSING, M. F. Crianças migrantes e refugiadas: o acesso à educação infantil. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022
FURTADO, R. M. O direito à educação e à inclusão de alunos refugiados em uma escola estadual de Cuiabá-MT. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integrada, Câmpus de Frederico Westphalen, 2021.
INSTITUTO UNIBANCO. Equidade: o papel da gestão no acolhimento de alunos imigrantes. Aprendizagem em foco, São Paulo, n. 38. fev. 2018. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2018/02/Aprendizagem_em_foco-n.38.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.
LOPEZ, A. P. A. Subsídios para o planejamento de cursos de português como língua de acolhimento para imigrantes deslocados forçados no Brasil. 2016. 260 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
LOPEZ, A. P. A.; DINIZ, L. R. A. Iniciativas Jurídicas e Acadêmicas para o Acolhimento no Brasil de Deslocados Forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira, Brasília, n. 9, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/39826872/Iniciativas_Juridicas_e_Academicas_Brasileiras_para_o_Acolhimento_de_Imigrantes_Deslocados_For%C3%A7ados. Acesso em: 04 jan. 2023.
MOLINARI, S. G. S. Imigração e alfabetização: alunos bolivianos no município de Guarulhos. 2016. 282 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
NASCIMENTO, K. R. B. "Na escola sou brasileiro e lá em casa sou árabe": a escola pública iguaçuense nos interstícios das línguas e culturas. 2023. 244 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, 2023.
NEVES, A. O. Política linguística de acolhimento a crianças imigrantes no ensino fundamental brasileiro: um estudo de caso. 2018. 185f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, 2018.
OLIVEIRA, F. S.; SOUZA, J. M. P. O acolhimento do aluno imigrante nas escolas públicas do Rio de Janeiro. Revista Teias, [S.I], v. 23, n. 70, p. 308-319, 2022. DOI:10.12957/teias.2022.65977. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/tei/v23n70/1982-0305-teias-23-70-0308.pdf. Acesso em 13 jul. 2023.
OLIVEIRA, F. L. Acolhimento e integração de crianças refugiadas em escolas públicas da região de fronteira trinacional: um estudo de caso. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, PR, 2022.
PEREIRA, M. E. P. S. No meio do caminho tinha muitas pedras: O processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio na escola pública de Duque de Caxias. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
RIBEIRO, C. O. Aprendendo a ser: socialização e letramento de uma estudante venezuelana em uma escola pública de Dourados – MS. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
RODRIGUES, R. R. Construindo pontes em vez de muros: acolhimento de estudantes refugiados e migrantes forçados na educação básica. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.
ROMANOWSKI, J.; ENS, R. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. ISSN: 1981-416X. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 15 nov. 2023.
SANT’ANA CARDOSO, L. A. Análise da escolarização e inclusão social de estudantes migrantes venezuelanos(as) na Escola Pública do Distrito Federal. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
SANTOS, E. M. Acolhimento de imigrantes no ensino público do Distrito Federal sob a perspectiva de professores de Português. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
SANTOS, N. T. R. Práticas de Alfabetização e Letramento com Alunos Estrangeiros em Contextos de Migração. 2017. 80 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) - Núcleo de Ciências Humanas, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, 2017.
SILVA, A. P. No hablamos español! Crianças bolivianas na educação infantil paulistana. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2014.
SILVA, N. S. Eu falo boliviano e brasileiro: a educação linguística de filhos de imigrantes bolivianos em uma instituição de Educação Infantil da Rede Pública no Município de Carapicuíba, Região Metropolitana de São Paulo. 2018. 132f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
SILVA, M. A. N. Análise de ações para implementação do ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Brasília, Brasília, 2021a.
SILVA, A. J. S. “Vamos falando no caminho”: o ensino de português com estrangeiros nas escolas públicas municipais em Manaus. 2021. 200f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Rio de Janeiro, 2021b.
SOARES, G. P. Alfabetização e letramento de crianças haitianas no contexto escolar: desafios da prática docente. 2020. 157f. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em educação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2020.
SOUZA, J. M. P. Ser professora em área de fronteira bilíngue no Brasil: desafios e possibilidades. 2019.162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
ZAMBRANO, C. E. G. Português como língua de acolhimento em Roraima: da falta de formação específica à necessidade social. Revista X, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 16-32, 2019. DOI: 10.5380/rvx.v14i3.60942. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335317068_PORTUGUES_COMO_LINGUA_DE_ACOLHIMENTO_EM_RORAIMA_DA_FALTA_DE_FORMACAO_ESPECIFICA_A_NECESSIDADE_SOCIAL. Acesso em: 26 jan. 2024.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.