Abordagem ESP na educação profissional: a formação docente no contexto paranaense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11980

Palabras clave:

ESP, Formação docente, Cursos técnicos.

Resumen

A crescente especialização das áreas do conhecimento e o papel do inglês como língua franca evidenciam os estudos sobre o English for Specific Purposes (ESP). No contexto paranaense, uma das ofertas do ensino de ESP ocorre nos cursos técnicos da Educação Profissional ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). Nesse contexto, alguns desafios enfrentados pelos docentes de Língua Inglesa com relação ao ensino do ESP são observadas e, dentre outros fatores, tais impasses podem estar relacionados à deficitária formação inicial dos professores. Dessa forma, objetivou-se, neste texto qualitativo e inserido no campo da Linguística Aplicada, verificar qual o tratamento dado a esse assunto nos currículos dos cursos de Letras de algumas universidades do estado do Paraná, por meio da análise da matriz curricular e das ementas de tais cursos. O referencial teórico apoiou-se, entre outros, em Celani (2009), Enterría Sánchez (2009) e Vian Junior (2015).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Spinelo Heydt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda na área de Letras. Área de concentração: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino.

Rosemary Irene Castañeda Zanette, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor Adjunto nível D. Tem experiência na área de Letras atuando principalmente nos seguintes temas: língua italiana, cultura italiana, ensino de língua italiana, literatura de viagem, lexicologia, terminologia e ensino de línguas para fins específicos, linguística de corpus e tradução

Citas

BORGES, E. F. do V. Discernimento do Esteio Teórico nos PCN de Língua Estrangeira - Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 2003.

CELANI, M. A. A. 2012. A formação de professores na área de línguas para fins específicos no contexto do século XXI. II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos; XXIV Seminário Nacional de Inglês Instrumental; XII Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. Anais. FATEC, São Paulo, 26-28 set. 2012.

CELANI, M. A. A. Revivendo a aventura: desafios, encontros e desencontros In: ______; FREIRE, Maximina M.; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. (Orgs.). A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. São Paulo: EDUC, 2009, p. 17-31.

CRISTOVÃO, V. L. P; BEATO-CANATO, A. P.M.. A formação de professores línguas para fins específicos com base em gêneros textuais. D.E.L.T.A, vol.1, n 32, p 45-74. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/delta/v32n1/0102-4450-delta-32-01-00045.pdf> Acesso em: 06 maio 2017.

ENTERRÍA, J. G. de. El lugar que ocupan las lenguas de especialidad en la enseñanza y aprendizaje del español como lengua extranjera; Anais do XX Congreso Internacional de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE). Espanha: Fundación Comillas, 2009a. . Disponível em: <http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/20/20_0041.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2017.

ENTERRÍA, J. G. de. La formación del profesor de español con fines profesionales. In: ______. El español lengua de especialidad: enseñanza y aprendizaje. Madrid: Arco/Libros, S.L., 2009b, p. 103-124.

GUIMARÃES, R, M. O ensino de línguas para fins específicos (ELFE) no Brasil e no mundo: ontem e hoje. HELB, Ano 8, n 8 - 1/2014. Disponível em: <http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-8-no-8-12014/227-o-ensino-de-linguas-para-fins-especificos-elfe-no-brasil-e-no-mundo-ontem-e-hoje> Acesso em: 17 maio 2017.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

MONTEIRO, M. F. C. Representações de professores de inglês em serviço sobre a abordagem instrumental: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

PARANÁ. Diretrizes da educação profissional: Fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba: 2006.

SPINELO H., V.; ZANETTE, R. C., 2017. O léxico especializado e a articulação entre os conteúdos nos Cursos Técnicos Integrados. Anais. XIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLH); III Seminário Internacional e IV Congresso Nacional em Estudos da Linguagem (SNEL); III Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação; II Congresso Internacional de Leitura e Literatura infantil e juvenil da Rede Paranaense de Leitura. Cascavel, PR: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017.

SWALES, J. Episodes in ESP. Oxford: Pergamon Press, 1985.

TAGLIEBER, L. K. A leitura na língua estrangeira. In: BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. (Orgs.) Tópicos de Linguística Aplicada: O Ensino de Línguas Estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988, p. 237-257.

VIAN JUNIOR, O. A formação inicial do professor de inglês para fins específicos. In: LIMA-LOPES, R. E. de; FISCHER, C. R.; GAZOTTI-VALIM, M. A. (Orgs.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. Campinas: Pontes, 2015, p. 187-208.

Publicado

01/07/2018

Cómo citar

SPINELO HEYDT, V.; CASTAÑEDA ZANETTE, R. I. Abordagem ESP na educação profissional: a formação docente no contexto paranaense. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 323–339, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.11980. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11980. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência