O impacto da formação de professores de inglês realizada na Universidade Federal do Piauí: análise das escolhas profissionais de alguns egressos do curso de letras inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12796

Palavras-chave:

Formação de professores de línguas, Escolhas profissionais, Egressos.

Resumo

Neste artigo, apresento relatos sobre as escolhas profissionais de alguns egressos do Curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Piauí. Em nosso curso, temos o objetivo de formar professores de língua inglesa capazes de preencher as insuficiências de profissionais devidamente habilitados e capacitados para atuar nas redes municipal, estadual e particular de ensino do Estado do Piauí, prestando um serviço educacional de qualidade, fundamentados numa visão de língua estrangeira mais ampla, não somente como um fenômeno linguístico, mas como uma ferramenta que possibilite o engajamento discursivo de seus usuários, concebendo a linguagem como um ato ou prática social. Com o objetivo de conhecer as experiências profissionais de egressos do curso, elaborei algumas questões para que alguns deles fizessem algumas reflexões sobre suas escolhas, desafios e alegrias. Foram selecionados egressos que estão em escolas públicas e particulares, na capital e no interior do Estado, para conhecermos um pouco mais sobre seus contextos e as razões de suas escolhas. Acreditamos que essas análises nos permitirão refletir também sobre o papel que nosso curso tem, e como podemos auxiliar os nossos alunos a se prepararem para serem profissionais do ensino-aprendizagem de línguas críticos e competentes.

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Biografia do Autor

Beatriz Gama Rodrigues, Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Ministro Petrônio Portela, Teresina – PI

Professora Adjunto I de Língua Inglesa, Assessora Internacional. Coordenação de Letras Estrangeiras.

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Publicado

30/04/2019

Como Citar

RODRIGUES, B. G. O impacto da formação de professores de inglês realizada na Universidade Federal do Piauí: análise das escolhas profissionais de alguns egressos do curso de letras inglês. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. 1, p. 210–229, 2019. DOI: 10.29051/el.v5i1.12796. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12796. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier