Estudo de monumentos escritos no currículo do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.17470

Palavras-chave:

A linguagem literária no ensino, Estilo familiar, Norma literária e anomalia na educação

Resumo

O estudo de antigos monumentos escritos nos currículos das universidades é relevante hoje. Também é importante estudar os estilos desses monumentos escritos durante seu ensino. O monumento de tradução do século 16 “Shuhadaname” é um dos monumentos em prosa mais ricos do estilo familiar da língua literária do Azerbaijão. Esta obra, traduzida para o azerbaijão por Hussein Vaiz Kasifi do persa “Rovzatush-Shuhada” (“Jardim dos Mártires”) pelo secretário Nishati, é dedicada à interpretação islâmica da ideia de martírio refletida em livros religiosos, bem como em relações familiares e domésticas naquele contexto ideológico. O artigo examina os elementos do estilo familiar na língua da tradução de “Shuhadaname”, as características do vernáculo vivo, que caracteriza a fala de personagens individuais, a situação de fala, a eficácia (intensidade) da fala, etc. as perspectivas. Neste artigo falaremos sobre estilos na linguagem de “Shuhadaname”, um dos monumentos do século XVI.

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Biografia do Autor

Samire Merdanova, Baku State University (BSU), Baku – Azerbaijan

Associate Professor, Doctor of Philosophy in Philology.

Referências

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

MERDANOVA, S. Estudo de monumentos escritos no currículo do ensino superior. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022073, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.17470. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/17470. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos