Aplicação de estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no ensino do discurso econômico da língua inglesa como língua-alvo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15767

Palavras-chave:

Metacognição, Cognição, Discurso econômico, Linguística cognitiva, Estratégias de aprendizagem de línguas, Língua-alvo

Resumo

O artigo pesquisa a cognição e metacognição como uma tensão das estratégias de aprendizagem de línguas e ilustra o significado de compreendê-las no ensino do discurso econômico. A relevância da pesquisa é justamente o fato das estratégias metacognitivas e cognitivas não terem sido pesquisadas e analisadas completamente no processo de ensino do discurso econômico. O trabalho visa identificar técnicas que aplicam estratégias metacognitivas e cognitivas para tornar o processo de aprendizagem do discurso econômico mais acessível e cativante. O trabalho identifica a porcentagem de resultados favoráveis do envolvimento de estratégias de aprendizagem de linguagem no processo de aprendizagem do discurso econômico. Reconhecemos a importância e a necessidade de utilizar o metacognição e a cognição no procedimento de aprendizagem do conhecimento utilizando métodos de ensino tradicionais e não tradicionais. Avaliando os estudos de inglês dos estudantes do corpo docente econômico no caráter da língua-alvo, denotamos os fatores significativos que o uso das estratégias de aprendizagem os ajuda a encontrar uma fórmula mais objetiva para a compreensão de qualquer fenômeno individualmente. A análise da pesquisa mostra que as estratégias metacognitivas e cognitivas de aprendizagem da língua são mais cativantes para os alunos e estimulam uma compreensão eloquente de qualquer problema. O uso de técnicas de ensino metacognitivo e cognitivo faz com que o fenômeno seja totalmente conhecido, o que pode até não ser claro na língua nativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Dzhagatspanyan, Peoples' Friendship University of Russia (RUDN), Moscow

Departamento de Línguas Estrangeiras.

Elena Madinyan, Peoples' Friendship University of Russia (RUDN), Moscow

Departamento de Línguas Estrangeiras.

Referências

ASHBY, J. et al. Cognitive retention therapy: building bridges to memory. CSA Journal, p. 27-31, 2006.

BIBER, D.; COURAD, S.; REPPEN, R. Corpus linguistics: investigating language structure and use. Cambridge University Press, 1998. ISBN: 0521499577.

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING, R. R. How People Learn: brain, mind, experience, and school. Washington DC: National Academy Press, 2000.

FAERCH, C.; KASPER, G. Strategies in interlanguage communication. London: Longman, 1983.

FERSTER, C. B.; SKINNER, B. F. Schedules of reinforcement. New York: Appleton-Century-Crofts, 1957.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring. A new area of cognitive-development inquiry. American Psychologist, p. 906-911, 1979. DOI: 10. 1037/0003-066X.34.10.906

HOPPER, C. H. Practicing college learning strategies. 7. ed. 2015. ISBN-13: 978-1305109599. ISBN-10: 130510959.

JIMÉNEZ, F. J. Didáctica de lenguas: un punto de encuentro. Web 2.0. Glosas Didácticas, p.16, 18–26, 2007.

KAUCHAK, D.; EGGEN, P. Educational psychology windows on classrooms. 8. ed. Ohio: Upper Saddle River, New Jersey Columbus, 2007. ISBN-13: 978-0-13-501668-8. ISBN-10: 0-13-501668-1 1.

KUCERA, H.; FRANCIS, N. Computational analysis of present-day american english. Providence, RI: Brown University Press, 1967.

MALYUGA, E. N.; KROUGLOV, A.; TOMALIN, B. Linguo-cultural competence as a cornerstone of translators’ performance in the domain of intercultural business communication. XLinguae, v. 11, n. 2, p. 566–582, 2018. DOI: 10.18355/XL.2018.11.02.46

MALYUGA, E.; MAKSIMOVA, D.; IVANOVA, M. Cognitive and discoursive features of speech etiquette in corporate communication. International Journal of English Linguistics, v. 9, n. 3, p. 310-318, 2019.

MALYUGA, E.; MCCARTHY, M. English and Russian vague category markers in business discourse: Linguistic identity aspects. Journal of Pragmatics, v. 135,‏ p. 39-52, 2018. DOI: 10.1016/j.pragma.2018.07.011

MALYUGA, E.; SHVETS, A.; TIKHOMIROV, I. Computer-based analysis of business communication language. In: SAI COMPUTING CONFERENCE, 2016. Proceedings […]. SAI, 2016. p. 229-232.

MCENERY, T.; WILSON, A. Corpus linguistics: edinburgh textbooks in empiric linguistics. Edinburgh University Press, 1996. ISBN: 0748611657.

O’MALLEY, J. M.; CHAMOT, A. U. Learning strategies in second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

RIMMER, W. Questioning practice in the EFL classroom. Training, Language and Culture, v. 3, n. 1, p. 53-72, 2019. DOI: 10.29366/2019tlc.3.1.4

RINGBOM, H. The role of the first language in foreign language learning. London: Longman, 1987.

ROBINSON, P. Handbook of cognitive linguistics and second language acquisition. Routledge, 2008. p. 3-8. ISBN 978-0-805-85352-0.

RUIZ, J. R. Sociological discourse analysis: Methods and logic. Forum: Qualitative Social Research, 2009.

SCHRAW, G.; DENNISON, R. S. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, p. 460–475, 1994.

SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Oxford handbook of positive psychology. Oxford University Press, 2009. ISBN: 978-0-19-518724-3.

STERN, D. N. Issues and options in language teaching. Edited posthumously by Patrick Allen & Birgit Harley. Oxford: Oxford University Press, 1992.

SWALLOW, D. Managing diversity in the classroom. Training, Language and Culture, v. 4, n. 2, p. 67-80, 2020. DOI: 10.22363/2521-442X-2020-4-2-67-80

THALER, I. S. Can a sociolinguistic perspective of Second Language Acquisition solve ‘the longstanding human curiosity’ of learning languages? Training, Language and Culture, v. 3, n. 3, p. 36-55, 2019. DOI: 10.29366/2019tlc.3.3.3

VEDENEVA, Y. V.; KHARKOVSKAYA, A. A.; MALAKHOVA, V. L. Minitexts of poetic titles as markers of the English cognitive paradaigm. Training, Language and Culture, v. 2, n. 2, p. 26-39, 2018. DOI: 10.29366/2018tlc.2.2.2

WIDDOWSON, H. G. Teaching language as communication. Oxford: Oxford University Press, 1978.

Publicado

11/11/2021

Como Citar

DZHAGATSPANYAN, O.; MADINYAN, E. Aplicação de estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas no ensino do discurso econômico da língua inglesa como língua-alvo. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021110, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.15767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15767. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos