Influência dos recursos educativos digitais nas possibilidades didáticas para o processo educativo (com a língua inglesa como exemplo)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15888

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Alfabetização digital, Ensino e processo educativo, Oportunidades didácticas, A tecnologia de ponta no ensino

Resumo

A organização eficaz do processo educativo no contexto da rápida aceleração da digitalização da sociedade é impossível sem aumentar a sua literacia digital. Consequentemente, é necessário estudar o estado actual da literacia digital, e procurar e implementar novos modelos de aprendizagem no sistema educativo baseados na aplicação de tecnologias modernas e inovadoras e métodos de ensino digitais. Esta investigação visava estudar o nível de literacia digital dos professores, bem como as oportunidades e tendências futuras na didáctica digital. Foram utilizados dois métodos principais: desenvolvimento de um modelo lógico abstracto e um inquérito a fim de medir o nível de literacia digital de professores e educadores na Ucrânia. A análise dos dados do inquérito revelou que professores da educação básica e professores universitários atingiram o nível mais elevado de literacia digital, que é significativamente mais elevado do que o nível médio russo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oksana Kostenko, Kremenchuk Higher Vocational School №7 (HVS), Kremenchuk – Poltava – Ukraine

Professor de Treinamento Profissional e Teórico, Especialista da Categoria de Qualificação Mais Alta, Professor Sênior.

Olena Frolova, Kherson State Maritime Academy (KSMA), Kherson – Ukraine

Candidato a Ciências Pedagógicas, Professor Associado, Faculdade de Navegação, Departamento de Língua Inglesa para Oficiais de Convés.

Svitlana Barsuk, Kherson State Maritime Academy (KSMA), Kherson – Ukraine

Professor Associado do Departamento de Língua Inglesa para Oficiais de Convés, Faculdade de Navegação. Doutorado em Pedagogia.

Uliana Shostak, Vinnytsia Institute of Trade and Economics of Kyiv National University of Trade and Economics (VITE KNUTE), Vinnytsia – Ukraine

Professor sênior do Departamento de Filologia Estrangeira e Tradução, Faculdade de contabilidade e finanças, Departamento de Filologia Estrangeira e Tradução. Senior lecturer at the Department of Foreign Philology and Translation, Аccounting and finance faculty, Department of Foreign Philology and Translation. 

Nataliia Bondar, Vinnytsia Institute of Trade and Economics of Kyiv National University of Trade and Economics (VITE KNUTE), Vinnytsia – Ukraine

Candidato a Ciências Pedagógicas, Professor Associado, Departamento de Filologia Estrangeira e Tradução.

Referências

AVIRAM, A.; ESHET-ALKALAI, Y. Towards a Theory of Digital Literacy: Three Scenarios for the Next Steps. European Journal of Open, Distance and E-Learning, Warsaw, n. 1, p. 1-11, 2006.

CHOSHANOV, M. A. E-didactics: New view on education theory in digital technology era. Educational Technology & Society, v. 16, n. 3, p. 684-696, 2013.

CORTONI, I.; LO PRESTI, V. Innovative Teaching and Digital Literacy in Preschool. App Content Analysis and Experimental Case Studies in a Sociological Perspective. Italian Journal of Sociology of Education, Padova, v. 10, n. 2, p. 41-56, 2018. DOI: https://doi.org/10.14658/pupj-ijse-2018-2-4

ESTEVE-MON, F. M.; LLOPIS, М. A.; ADELL-SEGURA, J. Digital Competence and Computational Thinking of Student Teachers. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 15, n. 2, p. 29-40, 2020. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v15i02.11588

FROM, J. Pedagogical Digital Competence—Between Values, Knowledge and Skills. Higher Education Studies, Ontario, v. 7, n. 2, p. 43-50, 2017. DOI: https://doi.org/10.5539/ hes.v7n2p43

GALÁN, J. G. Media Education as Theoretical and Practical Paradigm for Digital Literacy: An Interdisciplinary Analysis. European Journal of Science and Theology, Iasi, v. 11, n. 3, p. 31-44, 2015.

GARITO, M. A. Distance Learning: The New Era of the University. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, v. 93, p. 1749-1754, 2013. DOI: https://doi.org/10.10 16/j.sbspro.2013.10.110

HANS, A.; AKHTER, S. Emerging Trends in Teacher’s Education. The Macrotheme Review, Austin, v. 2, n. 2, p. 23-31, 2013.

JAHNKE, I. et al. Digital Didactical Designs – Reimagining Designs for Teaching and Learning. In: INTERNATIONAL CONSORTIUM FOR EDUCATIONAL DEVELOPMENT, 2014, Stockholm. Proceedings […]. Stockholm: ICED, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11200-8_13

KAEOPHANUEK, S.; NA-SONGKHLA, J.; NILSOOK, P. A Learning Process Model to Enhance Digital Literacy using Critical Inquiry through Digital Storytelling (CIDST). International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 14, n. 3, p. 22-37, 2019. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v14i03.8326

KLAFKI, W. Studien zur Bildungstheorie und Didaktik. Weinheim: Beltz. 1963.

Krumsvik, R. J. Situated learning and teachers’ digital competence. Education and Information Technologies, United States, v. 13, n. 4, p. 279-290, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-008-9069-5

MATVIYEVSKAYA, E. G. et al. Formation of Information and Communication Competence of Future Teachers. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 14, n. 19, p. 65-76, 2019. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v 14i19.10990

MHOUTI, A. E.; ERRADI, M.; NASSEH, A. An Evaluation Model of Digital Educational Resources. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 8, n. 2, p. 29-35, 2013. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v8i2.2501

NIKOLIĆ, V. et al. Appraisal and review of e-learning and ICT systems in teaching process. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, Amsterdam, v. 513, p. 456-464, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.physa.2018.09.003

OSSIANNILSSON, E. Innovative Learning and Innovative Learning Spaces. Asian Journal of Distance Education, Delhi, v. 14, n. 1, p. 98-116, 2019. Available: http://www.asianjde.com/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/296. Access: 3 Dec. 2021.

SARIPUDIN, S. et al. Digital Literacy Qualitative Analysis in Vocational Teachers. In: VOCATIONAL EDUCATION INTERNATIONAL CONFERENCE (VEIC 2019), 2019, Dordrecht. Proceedings […]. Dordrecht: Atlantis Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.2991/assehr.k. 191217.043

STARCIC, A. I.; TURK, Ž.; ZAJC, M. Transforming Pedagogical Approaches Using Tangible User Interface Enabled Computer Assisted Learning. International Journal of Emerging Technologies in Learning, Vienna, v. 10, n. 6, p. 42-52, 2015. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v10i6.4865

ZÁHOREC, J.; HAŠKOVÁ, A.; MUNK, M. Teachers’ Professional Digital Literacy Skills and Their Upgrade. European Journal of Contemporary Education, Slovakia, v. 8, n. 2, p. 378-393, 2019. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2019.2.378

ZHAO, P.; KYNÄSHLAHTI, H.; SINTONEN, S. A qualitative analysis of the digital literacy of arts education teachers in Chinese junior high and high schools. Journal of Librarianship and Information Science, United Kingdom, v. 50, n. 1, p. 77-87, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/0961000616658341

Publicado

17/12/2021

Como Citar

KOSTENKO, O.; FROLOVA, O.; BARSUK, S.; SHOSTAK, U.; BONDAR, N. Influência dos recursos educativos digitais nas possibilidades didáticas para o processo educativo (com a língua inglesa como exemplo). Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. 00, p. e021112, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.15888. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15888. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos