Teletandem institucional integrado: percepções de alunos sobre escrita colaborativa

Autores

  • Suzi Marques Spatti Cavalari UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Departamento de Letras Modernas. São José do Rio Preto – SP

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v2i2.8587

Palavras-chave:

Escrita colaborativa, Teletandem institucional integrado, Percepção dos aprendizes,

Resumo

O teletandem institucional integrado (TTDii) é caracterizado como “uma série de sessões de teletandem que são incorporadas às aulas regulares de língua estrangeira (portanto obrigatórias) a fim de que tais aulas, ao mesmo tempo, beneficiem e sejam beneficiadas pela prática de teletandem” (CAVALARI; ARANHA,[2016]). A escrita colaborativa é definida como uma atividade em que os aprendizes trabalham juntos por todo o processo de planejamento, geração de ideias, estruturação, edição e revisão de um texto em língua estrangeira (STORCH, 2013). Este artigo tem os objetivos de (i) descrever uma tarefa de escrita colaborativa que foi implementada no TTDii na UNESP – São José do Rio Preto, e (ii) discutir a percepção dos participantes brasileiros ao desenvolverem tal atividade em 2015. Os dados foram coletados por meio de diários de aprendizagem escritos por treze aprendizes de inglês como língua estrangeira que cursavam o curso de Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor.

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Biografia do Autor

Suzi Marques Spatti Cavalari, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Departamento de Letras Modernas. São José do Rio Preto – SP

Departamento de Letras Modernas

Língua Inglesa

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Publicado

25/10/2016

Como Citar

CAVALARI, S. M. S. Teletandem institucional integrado: percepções de alunos sobre escrita colaborativa. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 2, n. 2, p. 249–260, 2016. DOI: 10.29051/el.v2i2.8587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/8587. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos