Estado, políticas sociais e pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15327

Palavras-chave:

Educação, Escola pública, Crítica ao capitalismo

Resumo

O artigo objetiva refletir e intervir no debate acerca das possibilidades dos socialistas atuarem no interior da escola pública da sociedade capitalista com uma perspectiva crítica, porém propositiva. Para tanto, reflete sobre o caráter de classe do Estado e por extensão de suas políticas públicas, da natureza histórica da educação, bem como de seu caráter especificamente humano, e, por fim, do caráter contraditório da escola pública na sociedade capitalista, a qual ao mesmo tempo que reproduz a ideologia burguesa, enuncia a universalização da educação e a socialização do conhecimento. O resultado de tal reflexão é uma tomada de posição favorável à intervenção pedagógica no interior da escola pública na defesa do ensino dos conhecimentos mais desenvolvidos, de uma formação humana omnilateral que seja resultado da ruptura com o quadro de alienação dos indivíduos e da sociedade, e da afirmação da necessidade da superação do capitalismo e da construção do socialismo. Tais posicionamentos remetem à Pedagogia Histórico-Crítica.

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Biografia do Autor

Nayara Roteski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista CAPES.

José Luis Derisso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR

Professor no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação Escolar (UNESP).

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

ROTESKI, N.; DERISSO, J. L. Estado, políticas sociais e pedagogia histórico-crítica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 2, p. 1192–1206, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i2.15327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15327. Acesso em: 24 dez. 2024.

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