Jogo de papéis ou jogo protagonizado na organização do ensino na educação infantil

Rita de Cássia Duarte, José Luis Derisso, Elaine Cristina Melo Duarte, Newton Duarte

Resumo


Os temas abordados neste artigo estão centrados nos estudos da periodização do desenvolvimento psíquico elaborada por Danill Elkonin a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural propostos por Vigotski e Leontiev. É analisado o desenvolvimento mental como parte do desenvolvimento da personalidade no contexto da educação infantil na perspectiva da pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani.

Palavras-chave


Educação infantil. Psicologia histórico-cultural. Pedagogia histórico-crítica.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, República Federativa do. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, 2013.

CHEROGLU, S. Educação e desenvolvimento de zero a três anos de idade: contribuições da psicologia histórico-cultural para a organização do ensino. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014.

DUARTE, N. A brincadeira de papéis sociais como produtora de alienação no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. In: DUARTE, N. (Org.). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006.

DUARTE, N. A Individualidade para si. Campinas: Autores Associados, 2013.

DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. LEONTIEV. Caderno Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abril 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2016.

ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico em la infância. In: DAVIDOV, V. V.; SHUARE, M. (Org.) La psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS: antologia. Moscou: Editorial Progresso, 1987.

ELKONIN, D. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

LAZARETTI, L. M. Idade pré-escolar (3-6anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: ARCE, A.; DUARTE, N. (Org). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006.

LEONTIEV, A. Uma contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: Vigotski, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, a. n. Linguagens, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas – SP: Alínea. 2012.

MARTINS, L. M. A brincadeira de papéis sociais e a formação da personalidade. In: ARCE, A.; DUARTE, N. (Org). Brincadeira de papéis sociais na Educação Infantil: as contribuições de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006.

PASQUALINI, J. C. A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento psíquico como expressão do método materialista dialético. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico. Campinas: Autores Associados, 2016.

PASQUALINI, J. C. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9ª ed. Campinas, Autores Associados, 2005.




DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.10186



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.