O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13786

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Obscurantismo, Senso comum.

Resumo

Tomando como referência as ideias de Antonio Gramsci sobre o que seria o senso comum, este artigo apresenta uma análise do senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na sociedade brasileira contemporânea e na educação. Ao contrário de algumas interpretações que separam o obscurantismo político-cultural do neoliberalismo, argumenta-se neste artigo que são duas faces da mesma moeda. A visão de mundo neoliberal, com sua vinculação da ideia de liberdade ao princípio de que a evolução social deva ser regida pela lógica do livre mercado, contém um tipo de racionalidade que conduz às mais irracionais formas de pensamento e de sociabilidade, tornando-se um terreno fértil para a difusão do obscurantismo beligerante.

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Biografia do Autor

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor Titular do Departamento de Psicologia da Educação.

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professor Livre-Docente do Departamento de Educação.

Elaine Cristina Melo Duarte, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

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Publicado

06/07/2020

Como Citar

DUARTE, N.; MAZZEU, F. J. C.; DUARTE, E. C. M. O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 715–736, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13786. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13786. Acesso em: 24 abr. 2024.