O analfabetismo no Brasil: lições da história

Autores

  • Ana Carolina Braga
  • Francisco José Carvalho Mazzeu

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9986

Palavras-chave:

Analfabetismo. Alfabetização. Políticas públicas de alfabetização.

Resumo

O artigo aborda o problema do analfabetismo no Brasil, procurando revelar suas raízes históricas e sociais. Parte-se de uma análise dos dados que afasta a leitura otimista baseada na queda gradativa dos índices. Nem a queda pode ser considerada significativa, quando se observam o número absoluto de analfabetos e as tendências da série histórica dos dados, nem se pode atribuir essa redução aos resultados de políticas públicas efetivas. Fazendo um estudo histórico, percebe-se que as relações econômicas, políticas e sociais acabam por determinar as condições em que vai ocorrer a oferta de escolarização, quem terá acesso a ela, qual será sua possibilidade de progresso, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo, as estruturas do ensino têm estado à mercê dessa dinâmica econômico-social, deixando de buscar uma organização que ofereça oportunidades reais de desenvolvimento a todos os alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGA, A. C. O desafio da erradicação do analfabetismo no Brasil: uma análise do programa Brasil alfabetizado no município de Araraquara/SP. 2015. 114f. Dissertação (Mestrado) – Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2015.

CURADO, M. Uma avaliação da economia brasileira no governo Lula. Revista Economia & Tecnologia. Ano 07, V. Especial, 2011. Disponível em: <http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/revista/Especial Capa/Marcelo Curado.pdf > Aceso em: 15 dez. 2014.

FERRARO, A. R. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo. Cortez, 2009. (Biblioteca básica da história da educação brasileira).

FERREIRA JR., A. História da educação brasileira: da colônia ao século XX. São Carlos: EdUFSCar, 2010. (Coleção UAB-UFSCar).

FREIRE, A. M. A. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguaçu), Filipinas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos. São Paulo: Cortez: Brasília, DF: INEP, 1989. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola. Volume 4).

IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Indicadores sociais municipais: uma análise dos resultados do universo do censo demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/indicadores_sociais_municipais/tabelas_pdf/tab5.pdf> Acesso em 15 dez. 2013.

IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Tabela: População residente, por sexo e situação do domicílio, população residente de 10 anos ou mais de idade, total, alfabetizada e taxa de alfabetização, segundo os Municípios. In: Censo demográfico 2000: resultados do universo. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/defaulttab_munic.shtm>. Acesso em: 19 maio 2014.

IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2015 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

OLIVEIRA, D. A. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. Revista Brasileira de Política e Administração Educacional. Volume 25, n. 2, Maio/Agosto 2009. P. 197-209. Disponível em: < http://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/19491/11317 > Acesso em: 15 dez. 2014.

RIBEIRO, M. L. S. História da educação brasileira: a organização escolar. 18 ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 67 à 101.

SAVIANI. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. rev. e. amp. Campinas: Autores Associados, 2008.

XAVIER, M. E.; RIBEIRO, M. L.; NORONHA; O. M. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

Downloads

Publicado

15/01/2017

Como Citar

BRAGA, A. C.; MAZZEU, F. J. C. O analfabetismo no Brasil: lições da história. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 24–46, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9986. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9986. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.