O analfabetismo no Brasil: lições da história

Autores

  • Ana Carolina Braga
  • Francisco José Carvalho Mazzeu

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n1.2017.9986

Palavras-chave:

Analfabetismo. Alfabetização. Políticas públicas de alfabetização.

Resumo

O artigo aborda o problema do analfabetismo no Brasil, procurando revelar suas raízes históricas e sociais. Parte-se de uma análise dos dados que afasta a leitura otimista baseada na queda gradativa dos índices. Nem a queda pode ser considerada significativa, quando se observam o número absoluto de analfabetos e as tendências da série histórica dos dados, nem se pode atribuir essa redução aos resultados de políticas públicas efetivas. Fazendo um estudo histórico, percebe-se que as relações econômicas, políticas e sociais acabam por determinar as condições em que vai ocorrer a oferta de escolarização, quem terá acesso a ela, qual será sua possibilidade de progresso, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo, as estruturas do ensino têm estado à mercê dessa dinâmica econômico-social, deixando de buscar uma organização que ofereça oportunidades reais de desenvolvimento a todos os alunos. 

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Referências

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Publicado

15/01/2017

Como Citar

BRAGA, A. C.; MAZZEU, F. J. C. O analfabetismo no Brasil: lições da história. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 24–46, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9986. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9986. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

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