A proficiência em leitura no ciclo da alfabetização em Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11419

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Avaliações, Mato Grosso

Resumo

O artigo socializa dados parciais da pesquisa realizada com o objetivo de analisar o resultado das avaliações dos estudantes matriculados no último ano do ciclo da alfabetização em Mato Grosso, divulgadas em 2014. Apesquisa de abordagem qualitativa se valeu de levantamentos documentais realizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), bem como das informações alocadas no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), Sistema de Monitoramento para o Curso de Formação para os Orientadores de Estudo vinculados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (SisPacto). Os resultados das avaliações externas e internas foram sistematizados por equivalências entre os níveis de aprendizagem estabelecidos na segunda edição da ANA e os direitos de aprendizagem alocados no SIMEC/SisPacto.

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Biografia do Autor

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora adjunta da UNEMAT, campus de Juara, credenciada no Profletras, campus de Sinop. Pós-doutorado do PNPD/PPGEdu/UFMT/CUR, pesquisadora associada à UFMT/CUR e aos Grupos de Pesquisa: ALFALE/UFMT; GRAFITE/UNEMAT e GEFOPE/UNEMAT. Agência de Fomento: CAPES.

angela.mello@unemat.br

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

MELLO, Ângela R. C. de. A proficiência em leitura no ciclo da alfabetização em Mato Grosso. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1047–1064, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11419. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11419. Acesso em: 25 maio. 2024.

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