A proficiência em leitura no ciclo da alfabetização em Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11419

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Avaliações, Mato Grosso

Resumo

O artigo socializa dados parciais da pesquisa realizada com o objetivo de analisar o resultado das avaliações dos estudantes matriculados no último ano do ciclo da alfabetização em Mato Grosso, divulgadas em 2014. Apesquisa de abordagem qualitativa se valeu de levantamentos documentais realizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), bem como das informações alocadas no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC), Sistema de Monitoramento para o Curso de Formação para os Orientadores de Estudo vinculados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (SisPacto). Os resultados das avaliações externas e internas foram sistematizados por equivalências entre os níveis de aprendizagem estabelecidos na segunda edição da ANA e os direitos de aprendizagem alocados no SIMEC/SisPacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora adjunta da UNEMAT, campus de Juara, credenciada no Profletras, campus de Sinop. Pós-doutorado do PNPD/PPGEdu/UFMT/CUR, pesquisadora associada à UFMT/CUR e aos Grupos de Pesquisa: ALFALE/UFMT; GRAFITE/UNEMAT e GEFOPE/UNEMAT. Agência de Fomento: CAPES.

angela.mello@unemat.br

Referências

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Educação inclusiva: a escola. V.3. Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio a Gestão Educacional. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Avaliação no Ciclo da Alfabetização: reflexões e sugestões. Brasília: 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização: relatório 2013-2014: volume 2: análise dos resultados. Brasília, DF: Inep, 2015a.

BRASIL. Ministério da Educação. SIMEC/SisPacto, 2014. Disponível em: SiMEC.gov.MEC.br/sispacto2/sispacto2.php?modulo=relatorio/relatoriospersonalizados&acao=. Acesso em: 10 abr. 2015b.

CARDOSO, Cancionila Janzkovski; CARDOSO, André Luiz Janzkovski. Formação continuada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alinhamento entre práticas, princípios formativos e Objetivos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 89-106, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index. php/praxiseducativa. Acesso em: 20 abr. 2016.

CRUZ, Magna do Carmo Silva. Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças. In.: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de aprendizagem. Ano 02, Unidade 01. Brasília: MEC, SEB, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MOREIRA, Flávio Barbosa.; CANDAU, Vera Maria. Currículo, conhecimento e cultura. In: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo. (Orgs.) BEAUCHAMP, Janete et al. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal. MEC.gov.br/seb/ arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf. Acesso em: 10 abr. 2016.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Um balanço crítico da “década da alfabetização” no Brasil. Cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 15-34, jan.-abr. 2013. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 10 mar. 2016.

ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, Roxane (Org.). Escolas conectadas: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editora, 2013. p. 13-36.

Downloads

Publicado

01/12/2018

Como Citar

MELLO, Ângela R. C. de. A proficiência em leitura no ciclo da alfabetização em Mato Grosso. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1047–1064, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11419. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11419. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)