O pensamento católico no contexto dos embates políticos da década de 1930 no Brasil

Autores

  • Aline Christine de Souza Unioeste, Cascável
  • José Luis Derisso Unioeste, Cascável

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10972

Palavras-chave:

Pensamento católico. Constituição de 1934. Brasil. Educação.

Resumo

 

A produção deste artigo decorre de estudos realizados no âmbito de uma pesquisa de iniciação científica cujo objeto é o pensamento católico no Brasil no contexto dos embates com os chamados “Pioneiros da Educação Nova”, que antecederam a elaboração da Constituição de 1934. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que priorizou o estudo, por um lado, dos fundamentos do pensamento católico em documentos eclesiásticos e, por outro, de sua manifestação no Brasil por meio da revista A Ordem, sua principal expressão pública. Conclui-se que o pensamento católico constitui importante ingrediente ideológico do contexto em questão e se desenvolve em consonância com a luta de classes na Europa e das frações da classe dominante no Brasil, expressando a resistência da Igreja Católica ao modelo republicano de escola e ao ideal, também republicano, da laicidade do Estado.  

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Biografia do Autor

Aline Christine de Souza, Unioeste, Cascável

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Graduanda do curso de Pedagogia .

José Luis Derisso, Unioeste, Cascável

Professor Adjunto de Fundamentos da Educação na UNIOESTE – Cascavel/PR; Doutor em Educação Escolar; Membro  Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná – “HISTEDOPR”;

Referências

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Publicado

01/09/2017

Como Citar

SOUZA, A. C. de; DERISSO, J. L. O pensamento católico no contexto dos embates políticos da década de 1930 no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1550–1564, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10972. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10972. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos