Negação da laicidade, pensamento autoritário e descaracterização da escola pública no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11667

Palavras-chave:

Laicidade, Pensamento autoritário, Escola pública, Brasil.

Resumo

A descaracterização da escola pública relativamente ao seu fim de socializar conhecimentos acumulados e elaborados historicamente no âmbito da ciência, da filosofia e da arte ocorre por meios e artifícios diversos. Neste artigo identificamos quatro deles, a saber: o Ensino Religioso, instituído em 1931, uma clara negação do caráter laico da escola e do Estado; o combate à abordagem da questão de gênero sob o argumento de defesa da família; o Programa Escola Sem Partido que por meio de projetos de lei desde o Senado Federal até as câmaras municipais objetiva implantar a censura às reflexões e abordagens críticas da sociedade no interior das escolas; e a Reforma do Ensino Médio que aprofunda a orientação tecnicista e pragmática da educação escolar ao passo que reduz a carga horária de algumas disciplinas e exclui outras. Tal cenário privilegia o desenvolvimento de uma educação de adaptação acrítica das crianças e dos jovens à ordem econômica e social do capitalismo e à moral que melhor lhe representa, cerceando o florescimento de pedagogias críticas contra hegemônicas.

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Biografia do Autor

Luiz André Pacheco, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), Campus de Cascavel – PR

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação e Professor na rede municipal de ensino de Cascavel – PR

José Luis Derisso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), Campus de Cascavel – PR

Professor adjunto de Fundamentos da Educação na UNIOESTE em Cascavel/PR. Graduado em História pela Universidade de São Paulo; mestre em educação na área de Fundamentos em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e doutor em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. Foi professor de História na rede oficial de ensino do Estado de São Paulo desde 1984 até agosto de 2013. É lider do Grupo de Pesquisa Marxismo em Educação, da Unioeste / Cascavel, participa do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR, desde 2013, e desenvolve a pesquisa individual intitulada "Religião, Filosofia Contemporânea e Educação".

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Publicado

02/05/2018

Como Citar

PACHECO, L. A.; DERISSO, J. L. Negação da laicidade, pensamento autoritário e descaracterização da escola pública no Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 646–667, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11667. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11667. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos