Relação entre religião e escola pública

Pesquisa realizada nos colégios estaduais do município de Corbélia (PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19911

Palavras-chave:

Laicidade, Ensino Religioso, Escola Pública, Práticas Religiosas

Resumo

O artigo objetiva analisar a presença da religião nas escolas públicas e a percepção de professores e gestores escolares sobre este fenômeno. Apresenta historicamente a definição de laicidade e os pressupostos que definem o Estado brasileiro como laico. Expõe resultados de uma pesquisa de campo que se reporta à laicidade do Estado no contexto escolar e cujos dados foram coletados com professores e gestores das duas escolas estaduais do município paranaense de Corbélia, por meio de entrevistas com gestores e questionário respondido por professores. O intuito da pesquisa foi o de aferir o entendimento que os envolvidos têm acerca da laicidade. A partir de um referencial teórico que concebe a laicidade como a materialização de princípios democráticos, analisa-se e conclui-se que os procedimentos adotados nas escolas pesquisadas contrariam os pressupostos de um Estado efetivamente laico, mesmo que os envolvidos não o percebam.

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Biografia do Autor

Isabela Machke Pereira , Unioeste

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UNIOESTE de Cascavel e professora da rede municipal de ensino de Cascavel, Paraná.

José Luis Derisso , Unioeste

Professor Associado da UNIOESTE de Cascavel, Paraná.

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

PEREIRA , I. M.; DERISSO , J. L. Relação entre religião e escola pública: Pesquisa realizada nos colégios estaduais do município de Corbélia (PR). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023043, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19911. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19911. Acesso em: 30 dez. 2024.