Relação entre religião e escola pública
Pesquisa realizada nos colégios estaduais do município de Corbélia (PR)
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19911Palavras-chave:
Laicidade, Ensino Religioso, Escola Pública, Práticas ReligiosasResumo
O artigo objetiva analisar a presença da religião nas escolas públicas e a percepção de professores e gestores escolares sobre este fenômeno. Apresenta historicamente a definição de laicidade e os pressupostos que definem o Estado brasileiro como laico. Expõe resultados de uma pesquisa de campo que se reporta à laicidade do Estado no contexto escolar e cujos dados foram coletados com professores e gestores das duas escolas estaduais do município paranaense de Corbélia, por meio de entrevistas com gestores e questionário respondido por professores. O intuito da pesquisa foi o de aferir o entendimento que os envolvidos têm acerca da laicidade. A partir de um referencial teórico que concebe a laicidade como a materialização de princípios democráticos, analisa-se e conclui-se que os procedimentos adotados nas escolas pesquisadas contrariam os pressupostos de um Estado efetivamente laico, mesmo que os envolvidos não o percebam.
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