Proposições preliminares para organização do ensino na pré-escola
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.14206Palavras-chave:
Educação infantil, Psicologia histórico-cultural, Ensino, Práticas educativasResumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo era revelar os conteúdos ensinados às crianças pré-escolares da rede pública de um município no interior do estado de São Paulo. Participaram do estudo onze instituições, sendo trinta e seis turmas de crianças de quatro anos e trinta e duas turmas de crianças com cinco anos. Foram observadas setenta e duas atividades desenvolvidas pelas professoras de quarta etapa e sessenta e quatro por professoras de quinta. O pressuposto teórico-metodológico está pautado no materialismo histórico-dialético. Este pressuposto compõe uma parte das sínteses teóricas da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, também tomadas nessa pesquisa como fundamentos. Os resultados indicam que os conteúdos ensinados às crianças se concentram em conceitos das diversas áreas do conhecimento, sem que se observe concomitantemente o ensino de conteúdos cujo objetivo é promover o desenvolvimento de novos hábitos, acuidades motoras, perceptivas, mnemônicas, entre outras.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, M.; KRAMER, S. O rei está nu: um debate sobre as funções da pré-escola. Cadernos Cedes, Campinas, n. 9, p. 27-38, 1991.
ALVARENGA, V. C. A carreira das professoras de educação infantil: indícios de precarização e intensificação do trabalho docente. In: ARCE, A; JACOMELI, M. R. M (Org.). Educação Infantil versus Educação Escolar? Entre a (des) escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 151-173.
BARBOSA, E. M. Educar para o desenvolvimento: críticas a esse modelo em consolidação na educação infantil. 2008. 198 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.
CAMPOS, M. M. Educação Infantil: o debate e a pesquisa. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p. 113-127, jul. 1997.
ELKONIN, D. Psicologia do jogo. Trad. Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVIDOV, V; SHUARE, M. (Org.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antología). Moscou: Progresso, 1987. p. 125-142.
ELKONIN, D. Toward the problem of stages in the mental development of children. Journal of Russian and East European Psychology, New York, v. 37. n. 6, p. 11-30, nov./dez. 1999.
ESCUDEIRO, C. M.; BARBOSA, E. M; SILVA, J. C. O desenho infantil de crianças de três anos e sua articulação com os rudimentos da escrita. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp. 4, p. 2287-2305, 2016. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9194
LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006b. p. 119-142.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006a. p. 59-84.
LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: As últimas conferências de Luria. Trad. Dlana Myriam Lichtenstein e Mário Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
MARTINS, L. M. O Ensino e o Desenvolvimento da Criança de Zero a Três Anos. In ARCE, A; MARTINS, L. M. (Org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009. p. 93-122.
MARTNS, L. M.; PASQUALINI, J. C. Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425-447, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13312
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SILVA, J. C; HAI, A. A. O impacto das concepções de desenvolvimento infantil nas práticas pedagógicas em salas de aula para crianças menores de três anos. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 3, p. 1099-1123, set./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p1099
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.