Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições

Autores

  • Luciana Maura Aquaroni Geraldi Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara (FCL-Ar) e mestre em Engenharia (USP). Docente no ITES - Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior e da Faculdade São Luís de Jaboticabal, onde coordena os cursos de Pós-Graduação em Informática aplicada à Educação Matemática, em Análise de Segurança Digital e em Gestão de Projetos.
  • José Luís Bizelli Pós-Doutor em Educação na Universidad de Alcalá de Henares, Espanha. Professor Adjunto da FCL-Ar vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar (FCL-Ar) e em Mídia e Tecnologia (FAAC-Bauru).

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i18.9379

Palavras-chave:

educação, inovação, formação de professores, TIC,

Resumo

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem novas formas e métodos de produção do conhecimento no ambiente escolar. Inovações tecnológicas permitem melhorar a relação Escola/professor; professor/estudante e estudante/estudante. Para tanto, faz-se necessário entender a utilização das ferramentas informatizadas e seus resultados. O texto aqui apresentado faz uma revisão da bibliografia pertinente ao tema analisando formas de trabalhar e inserir TIC no cenário da sala de aula. A perspectiva da abordagem proposta indica a importância de investimentos no acesso e letramento para o uso de inovações, começando pela formação de educadores aptos a rever seus métodos e práticas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/02/2017

Como Citar

GERALDI, L. M. A.; BIZELLI, J. L. Tecnologias da informação e comunicação na educação: conceitos e definições. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 18, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v0i18.9379. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9379. Acesso em: 23 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos