O papel da mulher na educação
Uma comparação entre Pestalozzi e Froebel
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v11i00.15365Palavras-chave:
Pestalozzi, Froebel, Educação, MulherResumo
O artigo tem como base as pedagogias de Johann Pestalozzi e Friedrich Froebel, tendo em vista o papel da mulher e da mãe em ambas. Desse modo, apresenta-se de modo sucinto e resumido suas contribuições à pedagogia para então buscar entender como tais autores enxergam o papel da mulher na educação da criança pequena. A delimitação de uma atribuição ao papel da mulher na educação da criança teve como base a construção social da mãe como amável e gentil, o que resultou em um aprisionamento da mulher dentro de estereótipos. Pestalozzi e Froebel, apesar de cruciais para entender a pedagogia atual e que foram essenciais na mudança da escola tradicional, contribuíram para a visão limitada da mulher e da mãe e seu papel não apenas na educação, mas na sociedade como um todo.
Downloads
Referências
ARCE, A. A imagem da mulher nas ideias educacionais de Pestalozzi: O aprisionamento ao âmbito privado (doméstico) e à maternidade angelical. Rio de Janeiro: ANPEd, 2001. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02_04.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
ARCE, A. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 2003.
FROEBEL, F. A. A educação do homem. Passo Fundo, RS: UPF, 2001.
SOËTARD, M. J. P. Coleção Educadores MEC. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sem Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Sem Aspas. Os artigos publicados e as referências citadas na revista Sem Aspas são de inteira responsabilidade de seus autores.