Prática docente: a utilização da afetividade na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10728

Palavras-chave:

Afetividade, Educação infantil, Prática pedagógica.

Resumo

O ambiente educacional há algum tempo vem sofrendo inúmeras transformações, principalmente no que tange à temática das práticas pedagógicas docentes. Neste trabalho de cunho qualitativo será abordado a afetividade como um dos principais aspectos que facilitam a relação ensino-aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos de idade. O componente afetivo no ambiente educativo funciona como um agente motivador que impulsiona à participação ativa no processo de aprendizagem e consequentemente influencia o desenvolvimento. Diante do levantamento feito através de conteúdo bibliográfico fica evidente que a construção de um ambiente afetivo para os alunos é muito importante para despertar o interesse e facilitar na construção do saber.

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Biografia do Autor

Luiz Henrique Mauricio, Universidade de Araraquara - Uniara

Professor de Educação física - Licenciatura.

Aluno do Mestrado em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação. 

Lígia Moreira Cesar, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Aluna do Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

MAURICIO, L. H.; CESAR, L. M. Prática docente: a utilização da afetividade na educação infantil. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 55–61, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.10728. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10728. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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