Prática docente: a utilização da afetividade na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10728

Palavras-chave:

Afetividade, Educação infantil, Prática pedagógica.

Resumo

O ambiente educacional há algum tempo vem sofrendo inúmeras transformações, principalmente no que tange à temática das práticas pedagógicas docentes. Neste trabalho de cunho qualitativo será abordado a afetividade como um dos principais aspectos que facilitam a relação ensino-aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos de idade. O componente afetivo no ambiente educativo funciona como um agente motivador que impulsiona à participação ativa no processo de aprendizagem e consequentemente influencia o desenvolvimento. Diante do levantamento feito através de conteúdo bibliográfico fica evidente que a construção de um ambiente afetivo para os alunos é muito importante para despertar o interesse e facilitar na construção do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Mauricio, Universidade de Araraquara - Uniara

Professor de Educação física - Licenciatura.

Aluno do Mestrado em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação. 

Lígia Moreira Cesar, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Aluna do Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. - Art. 26 § 3º. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 dez. 1996.

BRASIL, MEC; CNE, CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. Resolução CEB-CNE, n.1, 2010.

DE SOUZA VIEIRA, R. M. Afetividade e aprendizagem. 2004.

DO NASCIMENTO, V. H.; DE OLIVEIRA, M. A. M.; DE FÁTIMA, O. M. Afetividade na educação infantil. Revista Saberes Docentes, v. 2, n. 3, 2017.

GIMENO AS CRISTÁN, J. O que são os conteúdos do ensino? In: SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap. 6, p. 119-147.

MARTINS, N.; MORAES, D. A. F. de.; SANTOS, A. R. de J. Concepção docente: a prática pedagógica em questão. 2014.

MEIER, M.; GARCIA, S. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feurstein e Vygostky. Curitiba: Edição do Autor, 2007.

NEIRA, M. G. Educação física: desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, p. 183-198, 2003.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A participação guiada: coração da pedagogia na Infância? Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, n.38, v. l-3, p. 145-158, 2004.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da Infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs). Pedagogia da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VIGOTSKI, L. S. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 2007. Cap. 3. p. 19-20.

WALLON, H. A Afetividade. In: WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 2007. Cap. 9. p. 118-126. Claudia Berliner.

Downloads

Publicado

16/01/2018

Como Citar

MAURICIO, L. H.; CESAR, L. M. Prática docente: a utilização da afetividade na educação infantil. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 55–61, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.10728. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10728. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.