Ser brincante: um relato de experiência sobre o brincar no hospital

Autores

  • Cleo de Mattos Vasconcellos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Cristina Barros da Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Espirito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10755

Palavras-chave:

Criança, Hospitalização, Brincar.

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre minha prática de 2014 a 2015 como aluna de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e estagiária no Programa Saúde e Brincar do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. Este é um Programa cujo principal objetivo é cuidar de crianças e adolescentes com doenças agudas e crônicas, usando o Brincar como ferramenta principal para trabalhar no hospital. Com base em uma metodologia teórico-experiencial, o estagiário conduzia atividades de intervenção com pacientes usando várias formas do Brincar e participava em grupos de estudo multidisciplinares e rounds médicos para discussão sobre casos clínicos. Durante a minha experiência naquele Programa, pude observar que brincar é extremamente complexo, apesar da aparente simplicidade. Além disso, a prática de brincar ajuda na construção subjetiva de crianças e suas famílias, tanto quanto as ajuda a lidar com suas dores. Com base nisso, este relato de experiência pretende apresentar reflexões sobre minha prática naquele Programa, descrevendo como ele funciona e discutindo a importância do brincar na vida de crianças e adolescentes hospitalizados. Como resultado desta experiência, uma nova compreensão de "saúde" e "felicidade" relacionada ao processo de enfermidade nasceu para mim, assim como minha alma ficou encantada com o ato de brincar. Isso se tornou parte da minha prática em outros campos de atividade como psicóloga, com fortes reflexos para minha vida pessoal.

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Biografia do Autor

Cleo de Mattos Vasconcellos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Psicologia

Ana Cristina Barros da Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Espirito Santo.

Instituto de Psicologia; Maternidade escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espirito Santo.

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

VASCONCELLOS, C. de M.; CUNHA, A. C. B. da. Ser brincante: um relato de experiência sobre o brincar no hospital. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 173–187, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.10755. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10755. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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