Ciclos de vida e ética do envelhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.12032

Palavras-chave:

Envelhecimento humano, Ética, Sexualidade.

Resumo

Neste estudo de natureza bibliográfica busca-se compreender a vivência do envelhecer. De escolhas vividas pelos sujeitos que estão envelhecendo, a saúde passa a ser essencial para a sua autonomia, o direito de encontrar significado para viver até a chamada terceira idade. O objetivo deste artigo é discutir e refletir as principais preocupações das pessoas com o envelhecimento, que consideram que com o envelhecimento perdem sua identidade, sentem ainda que não se identificam com sua   idade cronológica e com fato de não se sentirem envelhecidas. Fundamentada nas contribuições de Foucault, em suas pesquisas genealógicas, pretende-se pensar o envelhecimento como uma escolha ética ligada a uma estética da existência e de saúde como uma dimensão da vida que não exclui a sexualidade a morte e a doença.

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Biografia do Autor

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Araraquara – SP

Pedadoga. Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2018). Membro dos núcleos: -Núcleo de Gêneros e Sexualidade do IFSP (NUGS); Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

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Publicado

30/11/2018

Como Citar

MONTEIRO, S. A. de S. Ciclos de vida e ética do envelhecimento. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 2, p. 254–267, 2018. DOI: 10.26673/tes.v14i2.12032. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12032. Acesso em: 30 dez. 2024.

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Artigos - Área da Educação

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