Por uma prática dialógica contemporânea: Bakhtin e as TDIC na produção escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13922

Palavras-chave:

TDIC, Dialogismo, Produção escrita.

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo propor uma sequência metodológica, envolvendo a produção escrita atrelada à perspectiva dialógica de Bakhtin na contemporaneidade. Para tanto, contará com as TDIC e suas múltiplas possibilidades de uso na época atual. Dessa forma, o contexto de reflexão será explorado sincronicamente tendo como parâmetro a publicação da BNCC (2018) e o atual momento da educação brasileira para fins de confronto, reflexão e proposição. Logo, busca-se atrelar a teoria dos gêneros discursivos às TDIC, ressaltando as necessidades de incorporar tais recursos em situações pedagógicas, sem perder de vista, o texto enquanto unidade básica de ensino, dotado de ideologia e com intencionalidade.

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Biografia do Autor

Paulo Alexandre Filho, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Assis – SP

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa. Professor efetivo do Quadro de Magistério da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Doutoranda em Educação Escolar. Pedagoga IFSP, Araraquara.

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Sexual. Docente PPG em Educação Escolar.

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Publicado

19/06/2020

Como Citar

FILHO, P. A.; MONTEIRO, S. A. de S.; RIBEIRO, P. R. M. Por uma prática dialógica contemporânea: Bakhtin e as TDIC na produção escrita. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 1, p. 173–186, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i1.13922. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13922. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação