Por uma prática dialógica contemporânea: Bakhtin e as TDIC na produção escrita
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13922Mots-clés :
TDIC, Dialogismo, Produção escrita.Résumé
O artigo em questão tem como objetivo propor uma sequência metodológica, envolvendo a produção escrita atrelada à perspectiva dialógica de Bakhtin na contemporaneidade. Para tanto, contará com as TDIC e suas múltiplas possibilidades de uso na época atual. Dessa forma, o contexto de reflexão será explorado sincronicamente tendo como parâmetro a publicação da BNCC (2018) e o atual momento da educação brasileira para fins de confronto, reflexão e proposição. Logo, busca-se atrelar a teoria dos gêneros discursivos às TDIC, ressaltando as necessidades de incorporar tais recursos em situações pedagógicas, sem perder de vista, o texto enquanto unidade básica de ensino, dotado de ideologia e com intencionalidade.Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. p. 204.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF, 2011. p. 476.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 16 de out. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 de out. de 2019.
COSCARELLI, C. V. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, C. V; RIBEIRO, A. E. et al., (Orgs.). Letramento digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 25-40, 2007.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. 3. ed. Mercado das Letras, 2004.
GERALDI, J. W. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, J. W et al., (Org.) O texto na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Anglo, p. 127-131, 2012.
GERALDI, J. W. Por que práticas de produção de texto, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. M. da; FERREIRA, N. S. de A.; MORTATTI, M. do R. L. et al., (Orgs.). O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas: Autores Associados, p. 207-226, 2014.
LORENZI, G. C. C; PÁDUA, T. W. Blog nos anos iniciais do fundamental I. In: ROJO, R; MOURA, E. et al., (Orgs.). Multiletramentos na escola. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, p. 35-54, 2012.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, p. 295, 2008.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, p. 11-72, 2013.
PEREIRA, J. T. Educação e sociedade da informação. In: COSCARELLI, C. V; RIBEIRO, A. E. et al., (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 13-24, 2007.
PEREIRA, M. H. M. Forças centrípetas e centrífugas atuando em três gêneros discursivos: narrativa de ficção, notícia e carta argumentativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL: ASSOCIACIÓN DE LINGUÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA (ALFAL), 17., 2014, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa, Paraíba, 2014. Disponível em: https://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R0240-2.pdf. Acesso em: 15 de out. 2019.
RIBEIRO, J. O. Educação e novas tecnologias: um olhar para além da técnica. In: COSCARELLI, C. V; RIBEIRO, A. E. et al., (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007. p. 85-97.
ROJO, R; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola, p. 152, 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.