Atuação do pedagogo e as questões de gênero e identidade na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12771Palavras-chave:
Pedagogo, Genero, Identidade, Educação infantil.Resumo
As principais reflexões apresentadas no artigo dizem respeito às questões gênero e identidade na educação infantil na perspectiva educação escolar e a experiência do profissional pedagogo na forma como é produzida a sua subjetividade. Nesse sentido, o desenvolvimento dos papéis de gênero e a construção da identidade são socialmente elaborados e aprendidos desde o nascimento, com base em relações sociais e culturais que se estabelecem a partir dos primeiros meses de vida, mas é no princípio da educação que a criança começa a perceber a diferença entre o feminino e o masculino. Em consequência, o artigo prioriza diversas questões temáticas, processo, portanto, plural, polêmico e complexo, no qual práticas educacionais e pedagógicas cotidianas incitam questões e problemas teóricos, ao mesmo tempo, que novas teorias e movimentos sociais provocam ou transformam essas práticas pedagógicas. O artigo traz um estudo dessa temática e é constituído a partir de diferentes posições disciplinares, teóricas e alguns conceitos da questão de gênero e identidade. É importante enfatizar que a compreensão desses conceitos possibilita identificar os valores atribuídos a homens e mulheres bem como as regras de comportamentos decorrentes desses valores. Com isso, fica evidente: a influência desses valores e regras no funcionamento das instituições sociais, como a escola; a influência de uma possibilidade que permita pensar nas diferenças sem transformá-las em desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam pontos de partida para discriminação.Downloads
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