Atuação do pedagogo e as questões de gênero e identidade na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12771

Palavras-chave:

Pedagogo, Genero, Identidade, Educação infantil.

Resumo

As principais reflexões apresentadas no artigo dizem respeito às questões gênero e identidade na educação infantil na perspectiva educação escolar e a experiência do profissional pedagogo na forma como é produzida a sua subjetividade. Nesse sentido, o desenvolvimento dos papéis de gênero e a construção da identidade são socialmente elaborados e aprendidos desde o nascimento, com base em relações sociais e culturais que se estabelecem a partir dos primeiros meses de vida, mas é no princípio da educação que a criança começa a perceber a diferença entre o feminino e o masculino. Em consequência, o artigo prioriza diversas questões temáticas, processo, portanto, plural, polêmico e complexo, no qual práticas educacionais e pedagógicas cotidianas incitam questões e problemas teóricos, ao mesmo tempo, que novas teorias e movimentos sociais provocam ou transformam essas práticas pedagógicas. O artigo traz um estudo dessa temática e é constituído a partir de diferentes posições disciplinares, teóricas e alguns conceitos da questão de gênero e identidade. É importante enfatizar que a compreensão desses conceitos possibilita identificar os valores atribuídos a homens e mulheres bem como as regras de comportamentos decorrentes desses valores. Com isso, fica evidente: a influência desses valores e regras no funcionamento das instituições sociais, como a escola; a influência de uma possibilidade que permita pensar nas diferenças sem transformá-las em desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam pontos de partida para discriminação.

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Biografia do Autor

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Araraquara – SP.

Doutoranda em Educação Escolar. Mestra em Processos de Ensino, Aprendizagem e Inovação.

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, e no PPG Educação Escolar.

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Publicado

23/07/2019

Como Citar

MONTEIRO, S. A. de S.; RIBEIRO, P. R. M. Atuação do pedagogo e as questões de gênero e identidade na educação infantil. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 15, n. 1, p. 93–112, 2019. DOI: 10.26673/tes.v15i1.12771. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12771. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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