A tecnologia digital no auxílio à educação de autistas: os aplicativos abc autismo, aiello e scai autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12733

Palavras-chave:

Autismo, TEACCH, ABA, PECS.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar três aplicativos móveis que se propõem auxiliar no processo educativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os referidos aplicativos são: o ABC Autismo, o Aiello e o SCAI Autismo. Os aplicativos adotam as premissas de três perspectivas diferentes: O TEACCH, o ABA e o PECS, respectivamente, tendo em comum o grande apelo visual, como uso de cores e sons, possibilitando a criança interagir melhor com o conteúdo trabalhado. A análise foi feita, inicialmente, com o estudo desses aplicativos e das teses que os validaram e de artigos publicados sobre seu uso. Com esta pesquisa espera-se contribuir para que os profissionais da educação possam desmistificar o uso da tecnologia e, assim, utilizá-la em seu cotidiano como ferramenta parceira da educação e não como um obstáculo.

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Biografia do Autor

Emilia Cristina Pinheiro Mentone, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP.

Especialista em Informática Aplicada à Educação.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP.

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba.

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Publicado

13/07/2019

Como Citar

MENTONE, E. C. P.; FORTUNATO, I. A tecnologia digital no auxílio à educação de autistas: os aplicativos abc autismo, aiello e scai autismo. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 15, n. 1, p. 113–130, 2019. DOI: 10.26673/tes.v15i1.12733. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12733. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação