O pensamento holístico na escola: o caso do projeto medIFtação de Itapetininga/SP
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14590Palavras-chave:
Meditação, Holístico, EnsinoResumo
Este artigo descreve e analisa a experiência de dois anos de existência do projeto medIFtação desenvolvido no Instituto Federal de São Paulo, campus de Itapetininga, no sudoeste do estado. Trata-se de um projeto emergente das necessidades de se apresentar aos estudantes do ensino médio algumas ferramentas de saúde mental para controle da ansiedade. Não obstante, a partir desse cenário, o projeto foi elaborado e tem sido conduzido além dessa proposta instrumental, elevando o sentido da meditação e do pensamento holístico como elementos de autoconhecimento e da compreensão da complexidade da vida. O texto foi organizado na forma de perguntas e respostas, com o propósito de tornar a explicação mais clara sobre especificidades do projeto. Espera-se, com a partilha deste relato, promover uma (auto)reflexão da meditação na educação e, quem sabe, encorajar outros projetos de natureza semelhante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.