Gênero e formação docente

Uma revisão (as)sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.17486

Palavras-chave:

Diversidade, Docência, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre formação de professores e a temática sobre gênero por meio de uma revisão (as)sistemática da literatura. Trata-se de revisar parte da extensa bibliografia já produzida no Brasil sobre essa temática, buscando identificar seus avanços, entraves e lacunas. Como resultados, foram identificados alguns elementos repetitivos nos textos, focando a “formação” como elemento principal de fortalecimento da educação para transformação da sociedade patriarcal e heteronormativa. Isso nos levou a questionar essa fórmula mágica proposta, apresentando a formação do professorado como parte fundamental, porém não a única que poderá modificar o status quo.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil

Docente na Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutorado em Geografia (UNESP).

Maria do Rosário Silveira Porto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Professora aposentada da Faculdade de Educação. Doutora em Educação (USP).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

FORTUNATO, I.; PORTO, M. do R. S. Gênero e formação docente: Uma revisão (as)sistemática da literatura. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022021, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.17486. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17486. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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