Gênero e formação docente

Uma revisão (as)sistemática da literatura

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v18i00.17486

Mots-clés :

Diversidade, Docência, Educação

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre formação de professores e a temática sobre gênero por meio de uma revisão (as)sistemática da literatura. Trata-se de revisar parte da extensa bibliografia já produzida no Brasil sobre essa temática, buscando identificar seus avanços, entraves e lacunas. Como resultados, foram identificados alguns elementos repetitivos nos textos, focando a “formação” como elemento principal de fortalecimento da educação para transformação da sociedade patriarcal e heteronormativa. Isso nos levou a questionar essa fórmula mágica proposta, apresentando a formação do professorado como parte fundamental, porém não a única que poderá modificar o status quo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil

Docente na Coordenadoria de Formação Pedagógica. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutorado em Geografia (UNESP).

Maria do Rosário Silveira Porto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Professora aposentada da Faculdade de Educação. Doutora em Educação (USP).

Références

ATAIDE, S. R.; SANDANO, W. A produção das diferenças e das desigualdades de gênero na escola. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 5, n. 1, p. 718-732, jan./dez. 2019. Disponível em: https://revistahipotese.emnuvens.com.br/revista/article/view/124. Acesso em: 23 jun. 2022.

ARAUJO, M. F.; ROSSI, C. R.; TEIXEIRA, F. O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: Um paralelo entre Portugal e Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 2, p. 1410-1426, jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12608. Acesso em: 16 jun. 2022.

BARRETO, A.; ARAÚJO, L. PEREIRA, M. E. (org.). Gênero e diversidade na escola: Formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.

BRAUNER, V. L. P. Gênero, sexualidade e formação de professores: quo vadis? Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas, v. 16, n. 2, p. 125-134, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8653001. Acesso em: 18 ago. 2022.

CARDOSO, L. R.; BERTOLDO, T. A. T.; SANTOS, L. B. A. Gênero e sexualidade na formação docente: Um mapeamento das pesquisas entre Norte e Nordeste. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 3, p. 1743-1764, nov. 2020. Disponível em: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7642. Acesso em: 11 ago. 2022.

FERNÁNDEZ, A. A mulher escondida na professora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FORTUNATO, I.; DIAS, A. M. I. Gender issues and education: The state of research in Brazil. Policy Futures in Education, v. 16, n. 5, p. 620-631, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1478210318789239. Acesso em: 15 ago. 2022.

FORTUNATO, I.; MENA, J.; SORAINEN, A. Teacher education for gender, sexuality, diversity and globalization policies. Policy Futures in Education, v. 16, n. 5, p. 515-523, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1478210318770515. Acesso em: 23 jun. 2022.

FRANÇA, F. F. A contribuição dos estudos de gênero à formação docente: Uma proposta de intervenção. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2009/2009_fabiane.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.

FRANÇA, F. F. Representações sociais de gênero e sexualidade na escola: Diálogo com educadoras. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, 2014. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/teses/2014/2014%20-%20Fabiane%20Freire%20Franca.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.

FREIRE, N.; SANTOS, E.; HADDAD, F. Construindo uma política de educação em gênero e diversidade. In: BARRETO, A.; ARAÚJO, L. PEREIRA, M. E. (org.). Gênero e diversidade na escola: Formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.

FURLAN, C. C.; FURLAN, D. A. B. Gênero e sexualidade na formação de professores/as: A necessidade de reflexões sobre a prática pedagógica. Plures Humanidades, Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 306-326, 2011. Disponível em: http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/29. Acesso em: 08 jun. 2022.

HAMPEL, A. “A gente não pensava nisso...”: Educação para a Sexualidade, Gênero e Formação Docente na Região da Campanha/RS. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/83298. Acesso em: 09 jun. 2022.

SOARES, Z. P.; MONTEIRO, S. S. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: Possibilidades e desafios. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 73, p. 287-305, jan./fev. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KMSmJfk43rKWcRNHWHfWsfC/?format=html&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2022.

VIANNA, C. P. et al. Gênero, sexualidade e educação formal no Brasil: Uma análise preliminar da produção acadêmica entre 1990 e 2006. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 115, p. 525-545, jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bMMFdLCsrXTfJ9HT3CxzG4g/?format=html&lang=pt. Acesso em: 13 set. 2022.

VIANNA, C. P. O sexo e o gênero da docência. Cad. Pagu, Campinas, n. 17-18, p. 81-103, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/hQFDykQmWnPvj4TYTWYmKZb/. Acesso em: 13 jun. 2022.

Publiée

30/11/2022

Comment citer

FORTUNATO, I.; PORTO, M. do R. S. Gênero e formação docente: Uma revisão (as)sistemática da literatura. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 18, n. 00, p. e022021, 2022. DOI: 10.26673/tes.v18i00.17486. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17486. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.