O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: um paralelo entre Portugal e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12608

Palavras-chave:

Educação para a sexualidade, Políticas de formação de professores, Relações de gênero, Fazer docente.

Resumo

A pesquisa teve por objetivo compreender a construção do saber-fazer docente no Ensino Fundamental II, com professores/as de diferentes áreas (ciências humanas, exatas e biológicas) em relação à forma como é trabalhada a educação para a sexualidade em 2 escolas públicas de Coimbra – Portugal e 2 escolas públicas de Piracicaba, estado de São Paulo – Brasil. Como base, foi utilizada a legislação vigente nos dois países. Em Portugal o que ampara é a lei nº. 60/2009, de 6 de agosto, que estabelece a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos de ensino básico e do ensino secundário da rede pública e privada. No Brasil existem os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, que, tratando da educação para a sexualidade, tem como objetivo mediar informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a elas associados. A atuação do tema da sexualidade na sala de aula visa propiciar aos/às jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de maneira responsável, saudável e prazerosa. Então, levando em consideração a formação (inicial ou contínua) de professores/as e através de observação e entrevistas semiestruturadas com os mesmos/as, os/as quais foram o foco desta pesquisa, buscou-se compreender como pensam ser construída a educação para sexualidade.

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Biografia do Autor

Marilia Frassetto de Araujo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

Célia Regina Rossi, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro – SP

Profa. Dra. Instituto de Biociências. Departamento de educação.

Filomena Teixeira, Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Coimbra – Portugal

Professora Coordenadora

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Publicado

01/06/2019

Como Citar

ARAUJO, M. F. de; ROSSI, C. R.; TEIXEIRA, F. O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: um paralelo entre Portugal e Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.2, p. 1410–1426, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.2.12608. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12608. Acesso em: 30 dez. 2024.

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