Validação de instrumento sobre engajamento e desengajamento moral de docentes diante do bullying na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.14477

Palavras-chave:

Validação de instrumento, Engajamentos e desengajamentos morais, Docentes, Bullying

Resumo

Embora o bullying ocorra nas relações paritárias, sua prevenção e superação na escola demandam intervenção de docentes, que precisam ser capazes de levar estudantes à consciência do conteúdo moral em jogo numa situação de vitimização: isso requer dos professores conhecimento sobre valores implicados nesta violência, sensibilizando-se diante dela. Todavia, estudos evidenciam que muitos professores responsabilizam os alvos pelas situações de maus tratos ou deslocam a responsabilidade de intervir para as famílias: para tanto, valem-se de desengajamentos morais através dos quais diminuem ou refutam o problema, impossibilitando ações para superá-lo. Assim, objetivamos validar instrumento de pesquisa capaz de identificar as formas mais recorrentes de Desengajamento ou Engajamento Moral manifestas por docentes. Após ampla revisão da literatura, elaboraram-se duas histórias caracterizando situações envolvendo alvo típico e provocador, seguidas de 14 itens avaliativos adequados às oito formas de Desengajamento Moral definidas por Bandura e três formas de Engajamento Moral construídas para esta pesquisa. Após a Análise de Componentes Principais, aplicou-se o instrumento a uma amostra de 921 professores de escolas brasileiras e espanholas. Os resultados demonstraram a aceitação do modelo teórico proposto, cargas fatoriais significantes nos diferentes fatores e adequada fidedignidade do instrumento.

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Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora no Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras e Líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (UNESP/UNICAMP). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP).

José Maria Avilés Martínez, Universidad de Valladolid (UVA), Valladolid

Professor no Departamento de Psicologia da Faculdade de Educação e Serviço Social. Área de Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico.

Catarina Carneiro Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Professora Adjunta no Departamento de Habilitações Pedagógicas. Doutorado em Educação (UFPB).

Fernando Andrade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB

Professor Associado no Departamento de Fundamentação da Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas. Doutorado em Educação (UFPB).

Larissa Di Genova Boni, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Natália Cristina Pupin Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Membro do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (UNESP/UNICAMP).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

TOGNETTA, L. R. P.; MARTÍNEZ, J. M. A.; GONÇALVES, C. C.; ANDRADE, F.; BONI, L. D. G.; SANTOS, N. C. P. Validação de instrumento sobre engajamento e desengajamento moral de docentes diante do bullying na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 292–319, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.14477. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14477. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos