A visão dos alunos no impacto das ações extensionistas na formação do graduando da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v15i2.13113Palavras-chave:
Ensino superior, Extensão universitária, Desempenho acadêmico.Resumo
A Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) incorporou aos estatutos e regimentos das Instituições de ensino superior o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, legislada pela Constituição de 1988. Considerada um dos pilares do ensino superior, a extensão desempenha um papel relevante na formação de profissionais. Contudo, são escassos os trabalhos que quantifiquem o impacto das atividades de extensão no processo de desenvolvimento na formação. Objetivou-se quantificar e identificar o impacto das ações extensionistas na formação profissional dos graduandos dos cursos da área de saúde. Método: pesquisa de campo exploratória, retrospectiva e quantitativa. Alunos dos últimos semestres de diversos cursos da área da saúde que realizaram atividades extensionistas responderam questionários referentes ao aproveitamento bem como desempenho acadêmico (com domínios de habilidade, conhecimento, atitudes, valores e aspectos éticos). Além disso, também foram avaliadas as contribuições da extensão no processo de formação como pessoa e profissional. O grupo foi composto principalmente por jovens, que exerciam atividade remunerada, e do gênero feminino. Certificou-se que grande parte dos alunos reportou melhora no aproveitamento acadêmico. Constatou-se que em todos os domínios, as notas médias atribuídas pelo grupo que reportou melhora foram significantemente maiores em relação ao grupo que relatou melhora do rendimento acadêmico. Alunos extensionistas mencionaram que as ações contribuíram no desenvolvimento do relacionamento com a equipe e com o público; bem como na capacitação para identificação das necessidades individuais e coletivas; e conscientização e reflexão sobre o papel individual na transformação social. Constatou-se que o programa de extensão impactou positivamente no aproveitamento acadêmico dos estudantes extensionistas, evidenciadas pela afirmação na melhora do rendimento acadêmico, nas notas médias altas atribuídas pelos alunos nos questionamentos quantitativos dos diversos domínios e na descrição da percepção positiva dos alunos sobre as contribuições efetivas no seu processo e percurso formativo como pessoa e profissional.
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