Psicopedagogia transdisciplinar: Destaque para os benefícios fundamentados na teoria dos sistemas
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.16734Palavras-chave:
Psicopedagogia transdisciplinar, Teoria dos sistemas, Diagnóstico psicopedagógicoResumo
A Psicopedagogia Transdisciplinar compreende o indivíduo como um todo, fundamentando-se na teoria dos sistemas. Devemos investigar como encontram-se o organismo, corpo, desejo e inteligência, que integram a estrutura de vida do sujeito, já que são partes do indivíduo e interferem no processo de aprendizagem. Na psicopedagogia, o diagnóstico realizado baseando-se na teoria transdisciplinar, tem o intuito de orientar psicopedagogos a ter um olhar diferenciado durante a avaliação de seus pacientes. Assim, este relato de experiência, partiu de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva bibliográfica para a elucidação deste diagnóstico no contexto clínico, com o objetivo de orientar profissionais psicopedagogos para um olhar diferenciado. Os resultados apontaram que, quando compreendemos esse olhar direcionado como um todo, sem deixar de lado as partes que compõe o sistema em que este individuo está inserido, elucidamos todo o processo de diagnóstico e de tratamento psicopedagógico para este sujeito. Sendo assim, efetuamos um trabalho com respaldos e, de certa forma, compreendemos todo o processo em que este sujeito se constituiu na escola e fora dela realizando algumas sessões de intervenções individuais a fim de apresentar para este sujeito que é capaz de aprender.
Downloads
Referências
ALVARENGA, A. T.; SOMMERMAN, A.; ALVAREZ, A. M. S. Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de idéias e ideais na direção de uma nova ciência moderna . Saude soc., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 9-29, 2005. ISSN 1984-0470. DOI: 10.1590/S0104-12902005000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/5w3pJVjCS5tvTVHVJ65vWnF/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2021.
BANYAI, I. ZOOM. Rio de Janeiro: Brinque Book, 1995.
BASSEDAS, E. et al. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 5. ed. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2019.
FERNÁNDEZ, A. A Inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FERNÁNDEZ, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
GRIZ, M. G. S. O caminho para a Transdisciplinaridade. Psicopedagogia: Revista da associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 23, n 70, p. 77-80, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/412/o-caminho-para-a-transdisciplinaridade. Acesso em: 30 nov. 2021.
MAC DONELL, J. J. C. Manual Provas do Diagnóstico Operatório. Tradução: Carlber, Simone. Buenos Aires, Argentina: Centro de Informática Psicopedagógica SRL – CIP, 1994/2004.
RUBINSTEIN, E. A psicopedagogia no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 5., 2000, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Vetor, 2000. p. 418-422.
RUBINSTEIN, E. R. O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecer. 2.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VISCA, J. Técnicas projetivas psicopedagógicas e pautas gráficas para sua interpretação. 6. ed. rev. Ciudade Autónoma de Buenos Aires: Visca & Visca Editores, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.