Psicopedagogia transdisciplinar: Destaque para os benefícios fundamentados na teoria dos sistemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.16734

Palavras-chave:

Psicopedagogia transdisciplinar, Teoria dos sistemas, Diagnóstico psicopedagógico

Resumo

A Psicopedagogia Transdisciplinar compreende o indivíduo como um todo, fundamentando-se na teoria dos sistemas. Devemos investigar como encontram-se o organismo, corpo, desejo e inteligência, que integram a estrutura de vida do sujeito, já que são partes do indivíduo e interferem no processo de aprendizagem. Na psicopedagogia, o diagnóstico realizado baseando-se na teoria transdisciplinar, tem o intuito de orientar psicopedagogos a ter um olhar diferenciado durante a avaliação de seus pacientes. Assim, este relato de experiência, partiu de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva bibliográfica para a elucidação deste diagnóstico no contexto clínico, com o objetivo de orientar profissionais psicopedagogos para um olhar diferenciado. Os resultados apontaram que, quando compreendemos esse olhar direcionado como um todo, sem deixar de lado as partes que compõe o sistema em que este individuo está inserido, elucidamos todo o processo de diagnóstico e de tratamento psicopedagógico para este sujeito. Sendo assim, efetuamos um trabalho com respaldos e, de certa forma, compreendemos todo o processo em que este sujeito se constituiu na escola e fora dela realizando algumas sessões de intervenções individuais a fim de apresentar para este sujeito que é capaz de aprender.

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Biografia do Autor

Simone Martins de Caires Palaro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Professora auxiliar na rede Estadual do Estado de São Paulo. Especialista em educação especial e psicopedagogia. Docente convida da Unisagrado.

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) (ESALQ/USP MBAs), Piracicaba – SP – Brasil

Professor Associado. Doutor em Educação Escolar (UNESP). Editor da Editora Ibero- Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos.

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Publicado

04/10/2021

Como Citar

PALARO, S. M. de C.; SANTOS CRUZ, J. A. Psicopedagogia transdisciplinar: Destaque para os benefícios fundamentados na teoria dos sistemas. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021021, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.16734. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/16734. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência